quarta-feira, 8 de março de 2017

Reunião apresenta projeto de criação do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Cataguases (CODEC)



Aconteceu na noite desta terça-feira (7), no Centro Cultural Humberto Mauro, uma reunião de apresentação do projeto de criação do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Cataguases (CODEC). A reunião contou com a participação de empresários, representantes dos poderes constituídos e da sociedade civil organizada, sendo apresentada por Ricardo Mattos da Associação Comercial e Industrial de Cataguases (ACIC), Humberto Lanzieri da Câmara de Dirigentes Lojistas de Cataguases (CDL), Eduardo Mantovani representando o Grupo Energisa e Humberto Peixoto.


A ideia nasceu em 2015 através da união de um grupo de empresários cataguasense com o objetivo de criar um Planejamento Estratégico para o município e fomentar a implantação de um conselho de desenvolvimento, além da busca de experiências em municípios onde já existem um conselho parecido como em Maringá (PR) e em setembro de 2016, um grupo formado pelas empresas Energisa, Bauminas, Sicoob Coopemata, Supermercado Moraes, Zollern e Companhia Industrial de Cataguases financiaram um diagnóstico do município através da Fundação Dom Cabral que gerou um relatório estratégico disponível no Site: www.cataguases.netcontou Eduardo Mantovani.

O CODEC terá caráter deliberativo, normativo e consultivo, para formular, supervisionar e propor a execução das políticas de desenvolvimento humano, econômico e sustentável. Será formado por Plenário, Câmaras Técnicas e Secretaria Executiva, com representatividade de toda sociedade civil organizada, poder público e instituições de desenvolvimento. As Câmaras Técnicas fomentarão propostas e projetos para o desenvolvimento da cidade, dentro das prioridades apresentadas. Inicialmente o CODEC contará com nove Câmaras Técnicas: Educação e Cultura, Saúde e Qualidade de Vida, Transporte, infraestrutura Urbana e Meio Ambiente, Turismo e Esportes, Gestão Municipal, Segurança Pública, Assistência Social e Trabalho e Empreendedorismo, mas poderão ser modificadas pela Mesa Diretora do CODEC. A intenção é que o conselho consiga fazer um planejamento a longo prazo que não fique restrito apenas ao momento político, pois existe dinheiro e financiamento para o desenvolvimento, o que falta são projetos exequíveis, explicou Humberto Peixoto.


Na mesma reunião foram apresentados o regimento interno do conselho e projeto de criação do Fundo de Desenvolvimento de Cataguases que poderá receber doações de instituições públicas ou privadas e será administrado pelo CODEC.

Os projetos deverão serem analisados e apresentados pelo Executivo para serem votados na Câmara dos vereadores e só depois de aprovados o conselho poderá entrar em funcionamento.

Todos os empresários e representantes de instituições presentes aprovaram a criação do conselho que será enviado ao Executivo Municipal.









Nenhum comentário :

Postar um comentário

Farmácias de Plantão em Cataguases
18 Domingo
19 Segunda
20 Terça
21 Quarta
22 Quinta
23 Sexta
24 Sábado
N. Sra. Aparecida Brasil Sta Tereza Econômica II Atlas Sta Rita Dose Certa
Campinho São Mateus Silveira II Silveira (vila) Vasconcelos Saúde e Vida Drogasil