quarta-feira, 8 de março de 2017

Reunião apresenta projeto de criação do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Cataguases (CODEC)



Aconteceu na noite desta terça-feira (7), no Centro Cultural Humberto Mauro, uma reunião de apresentação do projeto de criação do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Cataguases (CODEC). A reunião contou com a participação de empresários, representantes dos poderes constituídos e da sociedade civil organizada, sendo apresentada por Ricardo Mattos da Associação Comercial e Industrial de Cataguases (ACIC), Humberto Lanzieri da Câmara de Dirigentes Lojistas de Cataguases (CDL), Eduardo Mantovani representando o Grupo Energisa e Humberto Peixoto.


A ideia nasceu em 2015 através da união de um grupo de empresários cataguasense com o objetivo de criar um Planejamento Estratégico para o município e fomentar a implantação de um conselho de desenvolvimento, além da busca de experiências em municípios onde já existem um conselho parecido como em Maringá (PR) e em setembro de 2016, um grupo formado pelas empresas Energisa, Bauminas, Sicoob Coopemata, Supermercado Moraes, Zollern e Companhia Industrial de Cataguases financiaram um diagnóstico do município através da Fundação Dom Cabral que gerou um relatório estratégico disponível no Site: www.cataguases.netcontou Eduardo Mantovani.

O CODEC terá caráter deliberativo, normativo e consultivo, para formular, supervisionar e propor a execução das políticas de desenvolvimento humano, econômico e sustentável. Será formado por Plenário, Câmaras Técnicas e Secretaria Executiva, com representatividade de toda sociedade civil organizada, poder público e instituições de desenvolvimento. As Câmaras Técnicas fomentarão propostas e projetos para o desenvolvimento da cidade, dentro das prioridades apresentadas. Inicialmente o CODEC contará com nove Câmaras Técnicas: Educação e Cultura, Saúde e Qualidade de Vida, Transporte, infraestrutura Urbana e Meio Ambiente, Turismo e Esportes, Gestão Municipal, Segurança Pública, Assistência Social e Trabalho e Empreendedorismo, mas poderão ser modificadas pela Mesa Diretora do CODEC. A intenção é que o conselho consiga fazer um planejamento a longo prazo que não fique restrito apenas ao momento político, pois existe dinheiro e financiamento para o desenvolvimento, o que falta são projetos exequíveis, explicou Humberto Peixoto.


Na mesma reunião foram apresentados o regimento interno do conselho e projeto de criação do Fundo de Desenvolvimento de Cataguases que poderá receber doações de instituições públicas ou privadas e será administrado pelo CODEC.

Os projetos deverão serem analisados e apresentados pelo Executivo para serem votados na Câmara dos vereadores e só depois de aprovados o conselho poderá entrar em funcionamento.

Todos os empresários e representantes de instituições presentes aprovaram a criação do conselho que será enviado ao Executivo Municipal.









Nenhum comentário :

Postar um comentário

Whatsapp Mídia Mineira
Farmácias de Plantão em Cataguases
08 - Domingo 09 - Segunda 10 - Terça 11 - Quarta 12 - Quinta 13 - Sexta 14 - Sábado
N. Sra. Aparecida Brasil Sta Tereza Econômica II Atlas Sta Rita Dose Certa
Campinho São Mateus Silveira II Silveira (vila) Vasconcelos Saúde e vida Drogasil