sábado, 8 de abril de 2017

Cataguases realiza I Encontro Municipal de Conscientização do Autismo





A Prefeitura de Cataguases promoveu nesta sexta-feira (7) e sábado (8), o I Encontro Municipal de Conscientização do Autismo, no Centro Cultural Humberto Mauro. A abertura na sexta-feira, contou na Mesa de Honra, com as presenças do prefeito Willian Lobo de Almeida, Michelangelo Correa (presidente da Câmara), Paulo Milani (vereador), dos secretários José Fernando Milane (Educação) e Mirilane Licazali Caetano (Assistência Social), além das representantes das mães de crianças autistas, Januária e Fernanda Vidal e da palestrante da noite, Carolina Gouveia.


O secretário de educação, José Fernando Milane, disse que a inclusão do autista na sociedade passa por uma longa caminhada, mas que o fato de todos estarem reunidos com esse intuito é porque o município está no caminho. "Aqui inicia, no ano de 2017 na educação municipal, a primeira e talvez a mais importante capacitação do município, onde nós teremos aqui nesta noite, com a palestrante e com o relato de pais que vivem o dia a dia, constantemente esse desafio, talvez, um dos maiores aprendizados acadêmicos que talvez a academia em que formamos não nos deu e que eles vão oportunizar aqui pra nós, e assim, nós vamos caminhando com a educação de Cataguases, trabalhando sim com conteúdo acadêmico mas também com relato da prática e experiência do dia a dia pra gente poder crescer como profissional e levarmos o melhor atendimento que nós pudermos aos nossos alunos, aos nossos cidadãos cataguasenses, nós podemos muito mais, nós podemos crescer cada vez mais, mas esse desejo tem de partir do nosso coração, tem de ser ético, fluir da nossa alma pra gente ter com o desejo a construção do que pode ser melhor pra nossa Cataguases, pra nossa terra e para os nossos alunos", ressaltou.


O prefeito Willian lobo, agradeceu a todos e disse que o NAI terá um papel predominante, mas que o autismo precisa ser trabalhado em rede no município, com apoio do NASF e demais departamentos das pastas da Assistência Social, Saúde, educação, entre outras. "Isso que nós estamos montando, é um debate e temos de caminhar nas discussões. Quantos pais não tinham a condição de observar seus filhos e detectar a condição de autista pois achavam que era coisa de outro mundo? Mas graças a Deus, hoje, nós temos o avanço da educação que nos proporciona esse conhecimento e poder trabalhar carregando brilhantemente essa bandeira. A bandeira do autismo não é apenas da prefeitura Municipal de Cataguases, mas de todas as famílias de nosso município, de nosso estado e de nosso país. Eu fico muito feliz, como gestor municipal, de estar junto com vocês aqui hoje para dar início a estas discussões e esse debate", destacou.


Após a abertura oficial, a psicóloga Carolina Gouveia falou sobre a necessidade da intervenção precoce no tratamento do autismo, esclareceu dúvidas e alertou sobre a importância da participação dos pais e educadores na identificação e tratamento. Terminada a palestra, os pais participaram de um bate-papo onde puderam tirar suas dúvidas.

Neste sábado, segundo dia do evento, com início às 8 horas, aconteceram palestras com o médico neurologista Murilo Possani, com a psicopedagoga Regina Lacerda, com a terapeuta ocupacional, Ana Paula Barbosa, finalizando com a palestra "10 Mitos e Verdades sobre o Autismo" ministrada pela fonoaudióloga Ana Cristina Carneiro.

O Dia Mundial de Conscientização do Autismo, 2 de abril, foi celebrado em Cataguases com diversas ações promovidas pela Prefeitura. Entre elas, a iluminação do Paço e uma caminhada entre as Praças Chácara Dona Catarina e Santa Rita.








Nenhum comentário :

Postar um comentário

Farmácias de Plantão em Cataguases
13 Domingo
14 Segunda
15 Terça
16 Quarta
17 Quinta
18 Sexta
19 Sábado
Econômica III Droga Minas Coimbra Econômica FarmaCenter São Geraldo Droganova
Brasil Pague Menos Aeropharma Drogaria da Vila N.Sra.do Rosário Silveira Farmanossa