terça-feira, 25 de abril de 2017

Palestra sobre Doação de Sangue e Medula reúne profissionais de saúde e doadores em Cataguases

O Núcleo de Educação Permanente (NEP) do Hospital de Cataguases promoveu uma palestra sobre “Doação de Sangue e Medula”  com Leandro Santos Lemos, responsável pelo setor de captação de doadores da Unidade de Coleta e Transfusão da Fundação Hemominas de Além Paraíba. O encontro realizado no auditório do 13º andar, na manhã de quinta-feira, reuniu dezenas de profissionais da instituição, alunos da Escola Técnica Municipal de Enfermagem Joana D’Arc e doadores voluntários. A coleta de sangue acontece toda quinta-feira, das 7 ao meio dia, no Hospital.

Leandro abriu sua palestra falando sobre o Registro Nacional de Doação de Medula Óssea (REDOME) e da criação do CETEBIO - Centro de Tecidos Biológicos, o maior centro de células e tecidos biológicos da América Latina, em Lagoa Santa. Entre o material disponibilizado pelo centro estão banco de sangues raros, banco de cordão umbilical, em breve banco de banco de pele, banco de membrana amniótica, banco de tecido musculoesquelético e banco de tecidos cardiovasculares, além dos laboratórios de pesquisa e controle de qualidade tecido.

O sangue humano é composto em sua maior parte por plasma, que chega a ser 55% da substancia vital. Em menores quantidades estão as hemácias, parte dos glóbulos vermelhos responsável pelo transporte de oxigênio, os glóbulos brancos responsáveis pelas defesas do organismo, e as plaquetas, explicou Leandro, que ainda falou sobre o trabalho de captação de doadores que é realizado pela equipe de captação do Hemominas, e no Hospital de Cataguases, é realizado pela assistente social através de contato com familiares de pacientes em fase pré-operatória, através do contato realizado pela técnica em Análises Clínicas da Agência Transfusional a famílias de pacientes em uso de hemoterapia e pelo Departamento de Comunicação por postagens em mídias sociais, anúncios de rádios e jornal. “É necessário fazer a conscientização para que tenhamos cada vez mais doadores voluntários. A doação requer compromisso, responsabilidade e solidariedade”.

A cada coleta são retirados 450 ml de sangue, e esta quantidade é reposta no organismo em 24 horas a parte líquida (plasma), e em 30 dias parte sólida (hemácias e glóbulos brancos). Para doar sangue não precisa estar em jejum, o resultado dos exames são liberados em no máximo 30 dias, e cada doador tem direito ao atestado para comprovar a doação em local de trabalho.

Mitos sobre a doação de sangue


  • Quem doa sangue uma vez é obrigado a doar sempre
  • Doar engrossa ou afina sangue
  • Doar sangue engorda ou emagrece
  • Doar sangue vicia

Assessoria de Comunicação do Hospital de Cataguases 

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Whatsapp Mídia Mineira
Farmácias de Plantão em Cataguases
19 - Domingo 20 - Segunda 21 - Terça 22 - Quarta 23 - Quinta 24 - Sexta 25 - Sábado
Coimbra Econômica FarmaCenter Cataguases II Droganova São Francisco N. Sra. Aparecida
Aeropharma Drogaria da Vila N. Sra. Rosário Silveira Farmanossa Cataguases Campinho