terça-feira, 25 de abril de 2017

Palestra sobre Doação de Sangue e Medula reúne profissionais de saúde e doadores em Cataguases

O Núcleo de Educação Permanente (NEP) do Hospital de Cataguases promoveu uma palestra sobre “Doação de Sangue e Medula”  com Leandro Santos Lemos, responsável pelo setor de captação de doadores da Unidade de Coleta e Transfusão da Fundação Hemominas de Além Paraíba. O encontro realizado no auditório do 13º andar, na manhã de quinta-feira, reuniu dezenas de profissionais da instituição, alunos da Escola Técnica Municipal de Enfermagem Joana D’Arc e doadores voluntários. A coleta de sangue acontece toda quinta-feira, das 7 ao meio dia, no Hospital.

Leandro abriu sua palestra falando sobre o Registro Nacional de Doação de Medula Óssea (REDOME) e da criação do CETEBIO - Centro de Tecidos Biológicos, o maior centro de células e tecidos biológicos da América Latina, em Lagoa Santa. Entre o material disponibilizado pelo centro estão banco de sangues raros, banco de cordão umbilical, em breve banco de banco de pele, banco de membrana amniótica, banco de tecido musculoesquelético e banco de tecidos cardiovasculares, além dos laboratórios de pesquisa e controle de qualidade tecido.

O sangue humano é composto em sua maior parte por plasma, que chega a ser 55% da substancia vital. Em menores quantidades estão as hemácias, parte dos glóbulos vermelhos responsável pelo transporte de oxigênio, os glóbulos brancos responsáveis pelas defesas do organismo, e as plaquetas, explicou Leandro, que ainda falou sobre o trabalho de captação de doadores que é realizado pela equipe de captação do Hemominas, e no Hospital de Cataguases, é realizado pela assistente social através de contato com familiares de pacientes em fase pré-operatória, através do contato realizado pela técnica em Análises Clínicas da Agência Transfusional a famílias de pacientes em uso de hemoterapia e pelo Departamento de Comunicação por postagens em mídias sociais, anúncios de rádios e jornal. “É necessário fazer a conscientização para que tenhamos cada vez mais doadores voluntários. A doação requer compromisso, responsabilidade e solidariedade”.

A cada coleta são retirados 450 ml de sangue, e esta quantidade é reposta no organismo em 24 horas a parte líquida (plasma), e em 30 dias parte sólida (hemácias e glóbulos brancos). Para doar sangue não precisa estar em jejum, o resultado dos exames são liberados em no máximo 30 dias, e cada doador tem direito ao atestado para comprovar a doação em local de trabalho.

Mitos sobre a doação de sangue


  • Quem doa sangue uma vez é obrigado a doar sempre
  • Doar engrossa ou afina sangue
  • Doar sangue engorda ou emagrece
  • Doar sangue vicia

Assessoria de Comunicação do Hospital de Cataguases 

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Farmácias de Plantão em Cataguases
21 Domingo
22 Segunda
23 Terça
24 Quarta
25 Quinta
26 Sexta
27 Sábado
Atlas Sta Rita Dose certa Inova Econômica III Droga Minas Coimbra
Vasconcelos Saúde e Vida Drogasil Droga Farma Farmanossa Pague Menos Aeropharma