quinta-feira, 27 de abril de 2017

Sexta-feira é o último dia para fazer a declaração do Imposto de Renda

O prazo para declaração do Imposto de Renda 2017 entrou na reta final: a data limite é dia 28 de abril. Para quem ainda não fez a declaração, não há mais tempo a perder. Quem não declarar no prazo estará sujeito ao pagamento de multa, que pode chegar até 20% do valor do imposto devido e ainda corre o risco de declarar informações equivocadas e cair na malha fina.

Segundo a Receita Federal, cerca de 20 milhões (20.045.795) de  declarações foram recebidas pelos sistemas até esta quarta-feira (26/04). A expectativa é de que 28,3 milhões de contribuintes entreguem a declaração.

O contador da EFA Assessoria Contábil, Thiago Miranda, que também é  pós-graduado em Gestão Financeira pela UFRJ, traz algumas dicas para evitar cair na malha fina, ou seja, ter a declaração enviada para fiscalização, o que pode gerar multa:

- A principal dica é não deixar para a última hora. Entregar os dados precisos o quanto antes é a principal estratégia, pois se houver divergência, é possível fazer a retificação com tranquilidade.  A multa varia de R$ 165,74 até 20% do imposto devido – destacou Tadeu Renan.

O contador alerta que o Fisco recebe informações de diversas fontes, como administradoras de cartões de crédito, fontes pagadoras de salários, bancos, imobiliárias, cartórios de imóveis, e cruza todos esses dados com as informações prestadas pelo próprio contribuinte.

Cinco dicas para declarar o IR:
  1. Precisão nos valores;
  2. Informe todas as fontes pagadoras e rendimentos (como renda extra);
  3. Não declare gastos fora das deduções (algumas despesas não são dedutíveis, como curso de inglês);
  4. Declare todas as aplicações financeiras e atenção com rendimento de ações;
  5. Declare bens e doações.
Vale destacar que para este ano o programa Receitanet foi incorporado ao sistema de Imposto de Renda, não sendo mais necessária a sua instalação em separado. 


Por  Gabriela Hilário

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Whatsapp Mídia Mineira
Farmácias de Plantão em Cataguases
19 - Domingo 20 - Segunda 21 - Terça 22 - Quarta 23 - Quinta 24 - Sexta 25 - Sábado
Coimbra Econômica FarmaCenter Cataguases II Droganova São Francisco N. Sra. Aparecida
Aeropharma Drogaria da Vila N. Sra. Rosário Silveira Farmanossa Cataguases Campinho