quinta-feira, 27 de abril de 2017

Sexta-feira é o último dia para fazer a declaração do Imposto de Renda

O prazo para declaração do Imposto de Renda 2017 entrou na reta final: a data limite é dia 28 de abril. Para quem ainda não fez a declaração, não há mais tempo a perder. Quem não declarar no prazo estará sujeito ao pagamento de multa, que pode chegar até 20% do valor do imposto devido e ainda corre o risco de declarar informações equivocadas e cair na malha fina.

Segundo a Receita Federal, cerca de 20 milhões (20.045.795) de  declarações foram recebidas pelos sistemas até esta quarta-feira (26/04). A expectativa é de que 28,3 milhões de contribuintes entreguem a declaração.

O contador da EFA Assessoria Contábil, Thiago Miranda, que também é  pós-graduado em Gestão Financeira pela UFRJ, traz algumas dicas para evitar cair na malha fina, ou seja, ter a declaração enviada para fiscalização, o que pode gerar multa:

- A principal dica é não deixar para a última hora. Entregar os dados precisos o quanto antes é a principal estratégia, pois se houver divergência, é possível fazer a retificação com tranquilidade.  A multa varia de R$ 165,74 até 20% do imposto devido – destacou Tadeu Renan.

O contador alerta que o Fisco recebe informações de diversas fontes, como administradoras de cartões de crédito, fontes pagadoras de salários, bancos, imobiliárias, cartórios de imóveis, e cruza todos esses dados com as informações prestadas pelo próprio contribuinte.

Cinco dicas para declarar o IR:
  1. Precisão nos valores;
  2. Informe todas as fontes pagadoras e rendimentos (como renda extra);
  3. Não declare gastos fora das deduções (algumas despesas não são dedutíveis, como curso de inglês);
  4. Declare todas as aplicações financeiras e atenção com rendimento de ações;
  5. Declare bens e doações.
Vale destacar que para este ano o programa Receitanet foi incorporado ao sistema de Imposto de Renda, não sendo mais necessária a sua instalação em separado. 


Por  Gabriela Hilário

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Farmácias de Plantão em Cataguases
09 Domingo
10 Segunda
11 Terça
12 Quarta
13 Quinta
14 Sexta
15 Sábado
Sta Rita Dose Certa Inova Econômica III Droga Minas Coimbra Econômica
Saúde e Vida Drogasil Droga Farma N. Sra. Aparecida Pague Menos Aeropharma Drogaria da Vila