quarta-feira, 3 de maio de 2017

146ª Cia Da Polícia Militar em Cataguases abre campanha "Maio Amarelo" em Santana e Dona Euzébia


A Assembleia Geral Das Nações Unidas decretou, em maio de 2011, uma proposta definindo o período de 2011 a 2020 como a “Década De Ações Para A Segurança No Trânsito”. O documento foi elaborado com base em um estudo da OMS (Organização Mundial Da Saúde) que contabilizou, em 2009, cerca de 1,3 milhão de mortes por acidente de trânsito em 178 países. Aproximadamente 50 milhões de pessoas sobreviveram com sequelas. A OMS estima que, se nada for feito, 1,9 milhão de pessoas devem morrer no trânsito em 2020 (passando para a quinta maior causa de mortalidade) e 2,4 milhões, em 2030. Nesse período, entre 20 milhões e 50 milhões de pessoas sobreviverão aos acidentes a cada ano com traumatismos e ferimentos. A intenção da ONU com a “Década De Ação Para A Segurança No Trânsito” é poupar, por meio de planos nacionais, regionais e mundial, cinco milhões de vidas até 2020. A chave para a redução da mortalidade, segundo o relatório, é garantir que os estados-membros fortaleçam a fiscalização e adotem leis que cubram os cinco principais fatores de risco: dirigir sob o efeito de álcool, o excesso de velocidade, não uso do capacete, do cinto de segurança e das cadeirinhas.

Considerando que o Brasil aparece em quinto lugar entre os países recordistas em mortes no trânsito e que Minas Gerais possui uma das maiores extensões de malha viária do país, contribuindo consideravelmente com esta triste realidade, faz-se necessário que ações sejam tomadas com o intuito de aumentar a prevenção dos acidentes e seus danos.

Neste contexto, fomentando seus projetos de educação para o trânsito e prevenção de acidentes, a Polícia Militar resolve aderir ao movimento mundial “Maio Amarelo” cujo objetivo é colocar em pauta o tema da segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos para, efetivamente, discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas.

O “Maio Amarelo” surgiu acompanhando o sucesso de outros movimentos, como o “Outubro Rosa” e o “Novembro Azul”, os quais, respectivamente, tratam dos temas câncer de mama e próstata. O mês foi escolhido em virtude da proposta da ONU ocorrida em 11 de maio de 2011, que definiu o período de 2011 a 2020 como a “Década de Ações para a Segurança no Trânsito”, sendo escolhida a cor amarela por ser a cor da advertência no trânsito, contida no semáforo para indicar atenção e nas placas de sinalização de advertência. É usado também o laço, símbolo dos movimentos mundiais.

A 146ª Cia Da Polícia Militar com sede em Cataguases e com abrangência nas cidades de Miraí, São Sebastião da Vargem Alegre, Astolfo Dutra, Dona Euzebia, Itamarati de Minas e Santana de Cataguases, como instituição promotora da segurança pública e proteção do cidadão, adotará medidas de mobilização e sensibilização comunitária para a prevenção aos acidentes de trânsito ocorridos nas vias urbanas de nossas cidades, que ceifam vidas e deixam sequelas irreparáveis.

Em Santana De Cataguases, no dia 01 de maio, a Polícia Militar iniciou a campanha com participação no passeio ciclístico ocorrido em comemoração ao dia do trabalhador. Na oportunidade foram distribuídas Dicas da PM.

Em Dona Euzebia, a 1ª Corrida do dia do trabalhador também foi palco de abertura da campanha Maio Amarelo.

Fonte: 146ª Cia Da Polícia Militar em Cataguases

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Farmácias de Plantão em Cataguases
09 Domingo
10 Segunda
11 Terça
12 Quarta
13 Quinta
14 Sexta
15 Sábado
Sta Rita Dose Certa Inova Econômica III Droga Minas Coimbra Econômica
Saúde e Vida Drogasil Droga Farma N. Sra. Aparecida Pague Menos Aeropharma Drogaria da Vila