quarta-feira, 24 de maio de 2017

Campanha de Vacinação contra a Gripe continua em Cataguases até sexta (26)

Continua em todos os postos de saúde do município e também na Central de Vacinas, que funciona na Vila Tereza, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. Os atendimentos vão até o dia 26 de maio e acontecem de segunda a sexta-feira, de 7h até 17h. Os grupos prioritários desta campanha são os idosos com 60 anos ou mais, crianças a partir de seis meses a menores de cinco anos, trabalhadores da área da saúde, professores da rede pública e privada, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), funcionários do sistema prisional e pessoas privadas de liberdade (incluindo adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas). Portadores de doenças crônicas não transmissíveis, que inclui pessoas com deficiências específicas, também devem ser imunizados. 

Foto: Agência Brasil
Conforme esclarece a coordenadora da Atenção Básica, Uiara Mantovani, a vacinação tem que ser feita a cada ano porque o vírus sempre apresenta mutações. Além disso, ela chama atenção para a importância da imunização, uma vez que a gripe pode evoluir para doenças respiratórias mais graves, como a bronquite e a pneumonia, com maior ocorrência entre idosos e crianças, especialmente nesta época do ano. “É necessário que essas pessoas estejam devidamente protegidas antes da chegada do inverno, já que a vacina precisa de duas semanas para garantir o efeito”, explicou Uiara.

O objetivo do Ministério da Saúde é vacinar 90% da população considerada de risco para complicações por gripe. A meta de vacinação deste ano aumentou devido aos índices alcançados nos últimos anos, que ultrapassaram 80%. O ano de 2016 foi o primeiro em que este índice ultrapassou 90% e atingiu 93,5% de cobertura vacinal em todo o país. Neste ano, pela primeira vez, a vacina inclui entre seu público-alvo os professores das redes pública e particular de Educação. Deve-se a isso o fato desses profissionais ficarem mais expostos à contaminação devido ao contato diário com dezenas de alunos.

Fonte: Prefeitura Municipal de Cataguases

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Farmácias de Plantão em Cataguases
13 Domingo
14 Segunda
15 Terça
16 Quarta
17 Quinta
18 Sexta
19 Sábado
Econômica III Droga Minas Coimbra Econômica FarmaCenter São Geraldo Droganova
Brasil Pague Menos Aeropharma Drogaria da Vila N.Sra.do Rosário Silveira Farmanossa