-->

quinta-feira, 18 de maio de 2017

Evento da Secretaria de Assistência Social de Cataguases em parceria com o MPMG inicia processo de criação do Plano Municipal de Enfrentamento ao Abuso e a Exploração Sexual




A Prefeitura Municipal de Cataguases, através da Secretaria de Assistência Social em parceria com o Ministério Público de Minas Gerais, através da Promotoria da infância e juventude, promoveram, na noite desta quarta-feira (17), um evento que abriu em Cataguases as ações referentes ao 18 de maio, Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual.

O evento aconteceu no auditório do Educandário Dom Silvério na Praça Santa Rita em Cataguases e contou com professores, alunos, servidores da Prefeitura Municipal de Cataguases entre outros.

A Mesa de honra foi composta pela secretária municipal de Assistência Social, Mirilane Licazali Caetano; pelo promotor de Justiça, Dr Gustavo Garcia Araújo; pelo chefe de gabinete, João Paulo Vargas Vairo; pelo comandante da 146ª Cia de PM, major William Machado; pela delegada de Polícia Civil, Érica Nascimento Guedes; pelo secretário municipal de Educação, José Fernando Antunes Milane; pela presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, Vera Monteiro; pelo presidente do Conselho Tutelar, Edson Fernandes Reis; pelo médico Dr. Murilo Possani e pelo vereador Betão do Remo.

Uma apresentação dos jovens do Centro de Convivência da Criança e do Adolescente abriu o evento que teve também uma roda de debates. O coordenador do CREAS, Henrique Faria, apresentou as alunas vencedoras de um concurso idealizado pela entidade com o apoio das Secretarias de Assistência Social e Educação sobre o tema, sendo elas: Sofia Loren Pena, da Escola Municipal Manoel Paes Tiago, melhor frase; Stael de Souza Silva, da Escola Lysis Brandão da Rocha, melhor desenho e Joice Aparecida Santana, da Escola Boaventura Abritta, melhor redação.


As alunas: Sofia Loren Pena, da Escola Municipal Manoel Paes Tiago, Stael de Souza Silva, da Escola Lysis Brandão da Rocha e Joice Aparecida Santana, da Escola Boaventura Abritta, foram premiadas.


Com auditório completamente lotado, o evento marcou o início dos debates para criação do Plano Municipal de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual. Conforme explicou o promotor, Dr. Gustavo Araújo, a intenção será fortalecer essa rede de proteção e enfrentamento a exploração e abuso sexual de crianças e adolescentes inclusive com a criação de protocolos que padronizem o atendimento nas instituições. 

Após as apresentações, uma mesa de debate foi estabelecida com a participação também dos profissionais: Gabriella Augusta (psicóloga), Ana Carolina Damasceno (Assistente Social), Vânia Maria de Oliveira (chefe da pediatria do Hospital de Cataguases) e Maria Esther de Victa Alves de Sousa (Núcleo de Assistentes Sociais - NAS).

Ao final, a secretária Mirilane Licazali Caetano falou para a reportagem do Site Mídia Mineira onde explicou que o Plano Municipal de Enfrentamento da Violência sexual da Criança e do Adolescente visa trabalhar de forma organizada com os agentes que compõem essa proteção deixando claro o papel de cada profissional e instituição dentro desse sistema de garantias. O Plano Municipal segue os moldes do Plano Nacional que já existe desde o ano de 2000, mas adequando a realidade do Município, juntamente com protocolos de atendimento a pessoa vitimizada. Ela também se mostrou satisfeita com o grande público presente e com a participação tanto dos agentes que fazem parte da prevenção quando da promoção da garantia. "Compensou muito esse encontro, teve um fator positivo que foi a integração dos profissionais e a gente verificou que há uma necessidade de fortalecer essa rede de proteção porque estavam acontecendo ações isoladas que acabavam "revitimizando" a criança e o adolescente que sofre a exploração ou o abuso sexual" disse a secretária.

Amanhã, 19 de maio, acontecerá a culminância do projeto na Praça Chácara Dona Catariana com ações para o público em geral.














Nenhum comentário :

Postar um comentário

Farmácias de Plantão em Cataguases
17 Domingo
18 Segunda
19 Terça
20 Quarta
21 Quinta
22 Sexta
23 Sábado
Econômica FarmaCenter Cataguases II Droganova São Francisco N. Sra. Aparecida Brasil
Drogaria da Vila N. Sra. Rosário Silveira Farmanossa Cataguases Campinho São Mateus