quinta-feira, 18 de maio de 2017

Evento da Secretaria de Assistência Social de Cataguases em parceria com o MPMG inicia processo de criação do Plano Municipal de Enfrentamento ao Abuso e a Exploração Sexual




A Prefeitura Municipal de Cataguases, através da Secretaria de Assistência Social em parceria com o Ministério Público de Minas Gerais, através da Promotoria da infância e juventude, promoveram, na noite desta quarta-feira (17), um evento que abriu em Cataguases as ações referentes ao 18 de maio, Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual.

O evento aconteceu no auditório do Educandário Dom Silvério na Praça Santa Rita em Cataguases e contou com professores, alunos, servidores da Prefeitura Municipal de Cataguases entre outros.

A Mesa de honra foi composta pela secretária municipal de Assistência Social, Mirilane Licazali Caetano; pelo promotor de Justiça, Dr Gustavo Garcia Araújo; pelo chefe de gabinete, João Paulo Vargas Vairo; pelo comandante da 146ª Cia de PM, major William Machado; pela delegada de Polícia Civil, Érica Nascimento Guedes; pelo secretário municipal de Educação, José Fernando Antunes Milane; pela presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, Vera Monteiro; pelo presidente do Conselho Tutelar, Edson Fernandes Reis; pelo médico Dr. Murilo Possani e pelo vereador Betão do Remo.

Uma apresentação dos jovens do Centro de Convivência da Criança e do Adolescente abriu o evento que teve também uma roda de debates. O coordenador do CREAS, Henrique Faria, apresentou as alunas vencedoras de um concurso idealizado pela entidade com o apoio das Secretarias de Assistência Social e Educação sobre o tema, sendo elas: Sofia Loren Pena, da Escola Municipal Manoel Paes Tiago, melhor frase; Stael de Souza Silva, da Escola Lysis Brandão da Rocha, melhor desenho e Joice Aparecida Santana, da Escola Boaventura Abritta, melhor redação.


As alunas: Sofia Loren Pena, da Escola Municipal Manoel Paes Tiago, Stael de Souza Silva, da Escola Lysis Brandão da Rocha e Joice Aparecida Santana, da Escola Boaventura Abritta, foram premiadas.


Com auditório completamente lotado, o evento marcou o início dos debates para criação do Plano Municipal de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual. Conforme explicou o promotor, Dr. Gustavo Araújo, a intenção será fortalecer essa rede de proteção e enfrentamento a exploração e abuso sexual de crianças e adolescentes inclusive com a criação de protocolos que padronizem o atendimento nas instituições. 

Após as apresentações, uma mesa de debate foi estabelecida com a participação também dos profissionais: Gabriella Augusta (psicóloga), Ana Carolina Damasceno (Assistente Social), Vânia Maria de Oliveira (chefe da pediatria do Hospital de Cataguases) e Maria Esther de Victa Alves de Sousa (Núcleo de Assistentes Sociais - NAS).

Ao final, a secretária Mirilane Licazali Caetano falou para a reportagem do Site Mídia Mineira onde explicou que o Plano Municipal de Enfrentamento da Violência sexual da Criança e do Adolescente visa trabalhar de forma organizada com os agentes que compõem essa proteção deixando claro o papel de cada profissional e instituição dentro desse sistema de garantias. O Plano Municipal segue os moldes do Plano Nacional que já existe desde o ano de 2000, mas adequando a realidade do Município, juntamente com protocolos de atendimento a pessoa vitimizada. Ela também se mostrou satisfeita com o grande público presente e com a participação tanto dos agentes que fazem parte da prevenção quando da promoção da garantia. "Compensou muito esse encontro, teve um fator positivo que foi a integração dos profissionais e a gente verificou que há uma necessidade de fortalecer essa rede de proteção porque estavam acontecendo ações isoladas que acabavam "revitimizando" a criança e o adolescente que sofre a exploração ou o abuso sexual" disse a secretária.

Amanhã, 19 de maio, acontecerá a culminância do projeto na Praça Chácara Dona Catariana com ações para o público em geral.














Nenhum comentário :

Postar um comentário

Whatsapp Mídia Mineira
Farmácias de Plantão em Cataguases
05 - Domingo 06 - Segunda 07 - Terça 08 - Quarta 09 - Quinta 10 - Sexta 11 - Sábado
Farmacenter Drogaria Silveira - Calçadão Droganova Drogaria São Francisco N.Sra.Aparecida Brasil Sta. Tereza
N.Sra. Rosário Farmácia Cataguases II Farmanossa Farmácia Cataguases Campinho São Mateus Silveira II