-->

quarta-feira, 3 de maio de 2017

Evento traz a Rio Pomba um dos pais da zootecnia no Brasil

Mais uma vez com o foco na eficiência de produção animal em busca da melhoria da produtividade, será realizada, entre os dias 10 e 12 de maio, a décima edição da Semana da Zootecnia e o 1º Congresso de Produção Animal do IF Sudeste MG – Campus Rio Pomba. As inscrições devem ser feitas na página oficial do evento na internet ou pessoalmente com os integrantes da comissão organizadora. A inscrição custa R$ 80. O evento é destinado a estudantes, profissionais e produtores rurais.

Faça sua inscrição

Professor Mario Hamilton Vilela
é considerado um dos
“pais da Zootecnia no Brasil”
O presidente da comissão e estudante do curso de graduação em Zootecnia, Gustavo Rodrigues da Costa, explica que a escolha do tema foi originada da observação do cotidiano das fazendas atuais. “Notamos que um dos principais gargalos atualmente é o alto custo de produção. Nosso objetivo é instruir os produtores a respeito de um melhor uso das ferramentas que dispomos para trabalhar”.

Para isto, a comissão está organizando uma programação que atinge diversos nichos da área de produção animal. A qualidade do evento já poderá ser sentida na abertura. A primeira palestra será ministrada por um dos “pais da Zootecnia no Brasil”, o professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS), Mario Hamilton Vilela. Ele falará sobre o zootecnista no contexto socioeconômico atual do país. No mesmo dia, ainda haverá palestras nas áreas de suínos, ovinos e aves. Para encerrar o primeiro dia, haverá uma palestra diferente da que os participantes estão acostumados: Gestão de Pessoas, com a master coach Raissa de Souza Mercedo Moreira, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). “No dia a dia da fazenda, lidamos com pessoas. Para buscarmos eficiência no trabalho, é preciso saber gerir os recursos humanos também”, explica Gustavo.

No segundo dia, haverá palestra sobre a influência da alimentação na reprodução de equinos, com a representante da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Roberta Ariboni Brandi. Em seguida, a produção de leite será o foco tanto na apresentação de Daniel Ottoni (UFMG) quanto na de Ronaldo Carvalho Macedo (Cia do Leite). O ciclo de palestra se encerra com Pedro Henrique Fulgêncio Michel, da UFMG, falando sobre manejo de piquete rotacionado buscando maior produtividade.

Minicursos

A parte prática do evento acontecerá no dia 12. De acordo com o presidente da comissão, um dos destaques será o minicurso “Particularidades no processo de ensilagem de grão úmido e reidratado”, que será dado por Lucas Mattos Miranda, da Riber KWS Sementes. “Este é um tema novo. É algo ainda em expansão em nossa região”, justifica.

Ele lembra também que temas tradicionais, como casqueamento de bovinos e índices zootécnicos, são muito procurados não só por alunos como por produtores. “Eles têm muita serventia no dia a dia da fazenda”.

Confira a programação completa

Assessoria de Comunicação do IF Sudeste - Campus Rio Pomba 

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Farmácias de Plantão em Cataguases
17 Domingo
18 Segunda
19 Terça
20 Quarta
21 Quinta
22 Sexta
23 Sábado
Econômica FarmaCenter Cataguases II Droganova São Francisco N. Sra. Aparecida Brasil
Drogaria da Vila N. Sra. Rosário Silveira Farmanossa Cataguases Campinho São Mateus