quarta-feira, 3 de maio de 2017

Evento traz a Rio Pomba um dos pais da zootecnia no Brasil

Mais uma vez com o foco na eficiência de produção animal em busca da melhoria da produtividade, será realizada, entre os dias 10 e 12 de maio, a décima edição da Semana da Zootecnia e o 1º Congresso de Produção Animal do IF Sudeste MG – Campus Rio Pomba. As inscrições devem ser feitas na página oficial do evento na internet ou pessoalmente com os integrantes da comissão organizadora. A inscrição custa R$ 80. O evento é destinado a estudantes, profissionais e produtores rurais.

Faça sua inscrição

Professor Mario Hamilton Vilela
é considerado um dos
“pais da Zootecnia no Brasil”
O presidente da comissão e estudante do curso de graduação em Zootecnia, Gustavo Rodrigues da Costa, explica que a escolha do tema foi originada da observação do cotidiano das fazendas atuais. “Notamos que um dos principais gargalos atualmente é o alto custo de produção. Nosso objetivo é instruir os produtores a respeito de um melhor uso das ferramentas que dispomos para trabalhar”.

Para isto, a comissão está organizando uma programação que atinge diversos nichos da área de produção animal. A qualidade do evento já poderá ser sentida na abertura. A primeira palestra será ministrada por um dos “pais da Zootecnia no Brasil”, o professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS), Mario Hamilton Vilela. Ele falará sobre o zootecnista no contexto socioeconômico atual do país. No mesmo dia, ainda haverá palestras nas áreas de suínos, ovinos e aves. Para encerrar o primeiro dia, haverá uma palestra diferente da que os participantes estão acostumados: Gestão de Pessoas, com a master coach Raissa de Souza Mercedo Moreira, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). “No dia a dia da fazenda, lidamos com pessoas. Para buscarmos eficiência no trabalho, é preciso saber gerir os recursos humanos também”, explica Gustavo.

No segundo dia, haverá palestra sobre a influência da alimentação na reprodução de equinos, com a representante da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Roberta Ariboni Brandi. Em seguida, a produção de leite será o foco tanto na apresentação de Daniel Ottoni (UFMG) quanto na de Ronaldo Carvalho Macedo (Cia do Leite). O ciclo de palestra se encerra com Pedro Henrique Fulgêncio Michel, da UFMG, falando sobre manejo de piquete rotacionado buscando maior produtividade.

Minicursos

A parte prática do evento acontecerá no dia 12. De acordo com o presidente da comissão, um dos destaques será o minicurso “Particularidades no processo de ensilagem de grão úmido e reidratado”, que será dado por Lucas Mattos Miranda, da Riber KWS Sementes. “Este é um tema novo. É algo ainda em expansão em nossa região”, justifica.

Ele lembra também que temas tradicionais, como casqueamento de bovinos e índices zootécnicos, são muito procurados não só por alunos como por produtores. “Eles têm muita serventia no dia a dia da fazenda”.

Confira a programação completa

Assessoria de Comunicação do IF Sudeste - Campus Rio Pomba 

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Whatsapp Mídia Mineira
Farmácias de Plantão em Cataguases
19 - Domingo 20 - Segunda 21 - Terça 22 - Quarta 23 - Quinta 24 - Sexta 25 - Sábado
Coimbra Econômica FarmaCenter Cataguases II Droganova São Francisco N. Sra. Aparecida
Aeropharma Drogaria da Vila N. Sra. Rosário Silveira Farmanossa Cataguases Campinho