-->

segunda-feira, 15 de maio de 2017

Semana de Enfermagem do HC reúne profissionais da área em rodas de palestras

 
O Hospital de Cataguases comemorou de 10 a 12 de maio a Semana de Enfermagem com palestras sobre diversos temas relativos à profissão. Organizado pelo Núcleo de Educação Permanente – NEP, o evento reuniu profissionais da Santa Casa de Misericórdia, Unidades Básicas de Saúde da Prefeitura de Cataguases e estudantes dos cursos técnicos da Escola Municipal Joana D’Arc e CEC.

O Provedor do Hospital, Wilson Crepaldi Júnior, o Bill, parabenizou os enfermeiros pelo seu IMG_9703dia, comemorado em 12 de maio e reafirmou o compromisso do Hospital em oferecer melhores condições de trabalho às suas equipes de enfermagem. E ainda destacou o compromisso destes profissionais que “diariamente se apresentam à população e através de seus desempenhos fazem do HC uma referência no atendimento em saúde”.

No primeiro dia de palestras aconteceu uma homenagem aos profissionais que mais participaram dos cursos de capacitação e aprimoramento promovidos no Hospital. “Usamos como critério de escolha o maior número de assinaturas nas listas de presença de cada curso, e desta forma pretendemos motivar as equipes de enfermagem a participar das iniciativas do Núcleo e valorizar aqueles profissionais que se empenham em estar em constante aprendizado”, explicou Peterson Gomes de Faria, coordenador do NEP, anunciando a enfermeira coordenadora do PV-7, Paula Toledo Amorim, e a técnica de enfermagem integrante da equipe da Pediatria, Janaína Gonçalves de Oliveira.

A enfermeira da Unidade Básica de Saúde dos bairros São Vicente e Justino, Rosemeire Magalhães, ministrou a priemira palestra sobre “Cuidados de Enfermagem com Ostomia”. “A ostomia é uma cirurgia para construção de um novo trajeto para saída das fezes ou da urina”, explicou a enfermeira especialista na técnica apresentando as diferentes bolsas de coleta e técnicas de cuidados para com o paciente ostomisado.  Na seqüência, foi a vez da enfermeira coordenadora da Comissão de Combate à Infecção Hospitalar do Hospital de Cataguases, Raquel Cunha Pinto, ministrar a palestra sobre “Gestão e Desenvolvimento Sustentável.

No segundo dia de atividades, a enfermeira do Departamento de Epidemiologia da Prefeitura de Cataguases, Cláudia Tartaglia Reis, ministrou a palestra “Segurança do Paciente”. Logo após, a preleção sobre “Ética e Postura Profissional”, ministrada pela enfermeira integrante da equipe da Unidade de Tratamento Intensivo – UTI do Hospital de Cataguases, Ângela Arruda de Paula.

O evento foi encerrado com a palestra sobre “Acesso Venoso e Flebite”, ministrada pelo enfermeiro do Serviço de Nefrologia do Hospital de Cataguases e Centro de Hemodiálise Provedor Hélio Lourenço (SNCH), Wagner José. E um teatro organizado pelos alunos da Escola Técnica Municipal Joana D’Arc sobre controle de infecções hospitalares, com ênfase na assistência direta ao paciente.

Satisfeito com o resultado final do evento, tanto sobre o número de participantes a cada dia, quanto com a qualidade das abordagens nas palestras, Peterson agradeceu o apoio da Mesa Administrativa e dos patrocinadores da Semana de Enfermagem.
Fonte: Hospital de Cataguases

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Farmácias de Plantão em Cataguases
17 Domingo
18 Segunda
19 Terça
20 Quarta
21 Quinta
22 Sexta
23 Sábado
Econômica FarmaCenter Cataguases II Droganova São Francisco N. Sra. Aparecida Brasil
Drogaria da Vila N. Sra. Rosário Silveira Farmanossa Cataguases Campinho São Mateus