segunda-feira, 15 de maio de 2017

Semana de Enfermagem do HC reúne profissionais da área em rodas de palestras

 
O Hospital de Cataguases comemorou de 10 a 12 de maio a Semana de Enfermagem com palestras sobre diversos temas relativos à profissão. Organizado pelo Núcleo de Educação Permanente – NEP, o evento reuniu profissionais da Santa Casa de Misericórdia, Unidades Básicas de Saúde da Prefeitura de Cataguases e estudantes dos cursos técnicos da Escola Municipal Joana D’Arc e CEC.

O Provedor do Hospital, Wilson Crepaldi Júnior, o Bill, parabenizou os enfermeiros pelo seu IMG_9703dia, comemorado em 12 de maio e reafirmou o compromisso do Hospital em oferecer melhores condições de trabalho às suas equipes de enfermagem. E ainda destacou o compromisso destes profissionais que “diariamente se apresentam à população e através de seus desempenhos fazem do HC uma referência no atendimento em saúde”.

No primeiro dia de palestras aconteceu uma homenagem aos profissionais que mais participaram dos cursos de capacitação e aprimoramento promovidos no Hospital. “Usamos como critério de escolha o maior número de assinaturas nas listas de presença de cada curso, e desta forma pretendemos motivar as equipes de enfermagem a participar das iniciativas do Núcleo e valorizar aqueles profissionais que se empenham em estar em constante aprendizado”, explicou Peterson Gomes de Faria, coordenador do NEP, anunciando a enfermeira coordenadora do PV-7, Paula Toledo Amorim, e a técnica de enfermagem integrante da equipe da Pediatria, Janaína Gonçalves de Oliveira.

A enfermeira da Unidade Básica de Saúde dos bairros São Vicente e Justino, Rosemeire Magalhães, ministrou a priemira palestra sobre “Cuidados de Enfermagem com Ostomia”. “A ostomia é uma cirurgia para construção de um novo trajeto para saída das fezes ou da urina”, explicou a enfermeira especialista na técnica apresentando as diferentes bolsas de coleta e técnicas de cuidados para com o paciente ostomisado.  Na seqüência, foi a vez da enfermeira coordenadora da Comissão de Combate à Infecção Hospitalar do Hospital de Cataguases, Raquel Cunha Pinto, ministrar a palestra sobre “Gestão e Desenvolvimento Sustentável.

No segundo dia de atividades, a enfermeira do Departamento de Epidemiologia da Prefeitura de Cataguases, Cláudia Tartaglia Reis, ministrou a palestra “Segurança do Paciente”. Logo após, a preleção sobre “Ética e Postura Profissional”, ministrada pela enfermeira integrante da equipe da Unidade de Tratamento Intensivo – UTI do Hospital de Cataguases, Ângela Arruda de Paula.

O evento foi encerrado com a palestra sobre “Acesso Venoso e Flebite”, ministrada pelo enfermeiro do Serviço de Nefrologia do Hospital de Cataguases e Centro de Hemodiálise Provedor Hélio Lourenço (SNCH), Wagner José. E um teatro organizado pelos alunos da Escola Técnica Municipal Joana D’Arc sobre controle de infecções hospitalares, com ênfase na assistência direta ao paciente.

Satisfeito com o resultado final do evento, tanto sobre o número de participantes a cada dia, quanto com a qualidade das abordagens nas palestras, Peterson agradeceu o apoio da Mesa Administrativa e dos patrocinadores da Semana de Enfermagem.
Fonte: Hospital de Cataguases

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Whatsapp Mídia Mineira
Farmácias de Plantão em Cataguases
19 - Domingo 20 - Segunda 21 - Terça 22 - Quarta 23 - Quinta 24 - Sexta 25 - Sábado
Coimbra Econômica FarmaCenter Cataguases II Droganova São Francisco N. Sra. Aparecida
Aeropharma Drogaria da Vila N. Sra. Rosário Silveira Farmanossa Cataguases Campinho