sexta-feira, 5 de maio de 2017

VOCÊ NA MÍDIA: Infestação de "Caramujo" Gigante preocupa moradores da região da Vila Reis e Bela Vista em Cataguases



Envie sua reclamação para nosso Whatsapp: (32) 9 9992-9457

Moradores do bairro José Gabriel de Passos entre a Vila Reis e o bairro Bela Vista, reclamaram para nossa redação sobre a infestação de Achatina fulica, o caracol-gigante-africano, conhecido popularmente como "Caramujo Gigante".

Conforme uma moradora, vizinhos estariam recolhendo os moluscos que podem transmitir doenças, de forma inadequada e estão colocando em sacolas plásticas que estariam sendo recolhidas pelo caminhão de lixo o que poderia contribuir para proliferação na região do aterro sanitário.

Como em diversas regiões do Brasil, em Cataguases, o molusco tem se tornado uma praga preocupante pois além de causar prejuízos na agricultura familiar, é também o hospedeiro de diversos vermes e parasitas causadores de doenças ao ser humano. Este tipo de caracol é hospedeiro natural do verme Angiostrongylus cantonensis causador de meningite,  do parasita Angiostrongylus costaricensis causador da angiostrongilose abdominal e pode ser responsável indireto pela potencial transmissão da Febre amarela e da Dengue devido as conchas do molusco morto poder se encher de água e servir de um potencial ponto de proliferação do Aedes aegypti, como já foi encontrado em 2001 no estado de São Paulo.

Em fevereiro do ano passado, o setor de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde de Cataguases, recebeu o resultado de análise solicitada a Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) que deram positivas. Trinta e uma amostras das 42 enviadas, estavam parasitadas por larvas de nematódeos metastrongilídeo Aelurostrongylus abstrusus, que é um tipo de parasita encontrado no pulmão de gatos domésticos. Embora raro em humanos, esse tipo de parasita poderia causar quadro de bronquite, febre, tosse, dispneia e lesão pulmonar.

Em junho de 2016 a prefeitura de Cataguases, na gestão Cesinha, pagou R$ 51.345,00 para uma empresa realizar a limpeza das regiões mais afetadas e catar os caracóis mas a ação não foi suficiente para extinguir os moluscos da cidade.

Nossa reportagem entrou em contato com a comunicação da Prefeitura Municipal de Cataguases que nos enviou a seguinte nota:

"A Prefeitura de Cataguases informa que servidores da Secretaria Municipal de Saúde foram encaminhados ao local para averiguarem a situação e fazer as intervenções necessárias, além de instruir a população que reside nas proximidades."


Um comentário :

  1. ISSO FOI NA RUA TENENTE PIRES ESSES CARAMUJOS ESTA VINDO DA RUA DE CIMA UMA CASA QUE DA FUNDOS PARA RUA TENENTE PIRES ESTA COM ESGOTO A CEU ABERTO E VARIOS CARAMUJOS ATE AGORA NINGUEM DA Secretaria Municipal de Saúde PROCUROU NENHUM MORADOR DEVE ESTA ESPERANDO ALGUEM PEGAR DOENÇAS PRA TOMAR PROVIDENCIAS EU JA LIGUEI PRA PREFEITURA ME PASSARAM NUMERO DISSERAM QUE TINHA QUE CHEGAR SOL NAO TINHA PREFADOR QUANDO SOL CHEGAR O CARAMUJO SOME ESSA FOI RESPOSTA QUE ME DERAM.

    ResponderExcluir

Farmácias de Plantão em Cataguases
21 Domingo
22 Segunda
23 Terça
24 Quarta
25 Quinta
26 Sexta
27 Sábado
Atlas Sta Rita Dose certa Inova Econômica III Droga Minas Coimbra
Vasconcelos Saúde e Vida Drogasil Droga Farma Farmanossa Pague Menos Aeropharma