terça-feira, 13 de junho de 2017

Aneel aprova reajuste de tarifa da Energisa Minas Gerais e conta de luz fica mais cara a partir de 22 de junho

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta terça-feira (13), o índice de reajuste tarifário da Energisa Minas Gerais. O reajuste tarifário é um processo regulado pela Aneel, previsto no contrato de concessão da empresa. Estes contratos apresentam regras bem definidas a respeito das contas de luz, bem como a metodologia de cálculo dos reajustes. Pela norma, o valor da tarifa poderá ser reajustado anualmente (o chamado Reajuste Tarifário Anual) e, a cada cinco anos, revisada no processo de Revisão Tarifária Periódica.

O efeito médio a ser percebido pelo consumidor será positivo de 0,76%, ou seja, haverá uma elevação tarifária já a partir de 22 de junho de 2017. O quadro abaixo apresenta o efeito médio que será percebido pelos clientes.

Efeito Médio para os Clientes
De Baixa Tensão (ex.: Residências) 1,46%
De Alta e Média Tensão (ex.: Grandes Indústrias) -1,80%
Efeito Médio Total 0,76%

Composição da tarifa de energia

A tarifa de energia elétrica é composta por custos da distribuição, que formam a “Parcela B” da tarifa, e os custos de transmissão e geração de energia, além de encargos e impostos, chamados de “Parcela A”. O preço final da tarifa é dividido, portanto, em duas parcelas:

  • Parcela A – trata-se de custos cujos montantes e preços escapam à vontade ou gestão da distribuidora, que atua apenas como arrecadadora e repassadora;
  • Parcela B – custos diretamente gerenciáveis, administrados pela própria distribuidora, como operação e manutenção e remuneração dos investimentos.

Veja na conta de luz abaixo a composição da tarifa e a distribuição de valores entre parcelas A e B:




Fonte: 

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Farmácias de Plantão em Cataguases
13 Domingo
14 Segunda
15 Terça
16 Quarta
17 Quinta
18 Sexta
19 Sábado
Econômica III Droga Minas Coimbra Econômica FarmaCenter São Geraldo Droganova
Brasil Pague Menos Aeropharma Drogaria da Vila N.Sra.do Rosário Silveira Farmanossa