terça-feira, 13 de junho de 2017

Aneel aprova reajuste de tarifa da Energisa Minas Gerais e conta de luz fica mais cara a partir de 22 de junho

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta terça-feira (13), o índice de reajuste tarifário da Energisa Minas Gerais. O reajuste tarifário é um processo regulado pela Aneel, previsto no contrato de concessão da empresa. Estes contratos apresentam regras bem definidas a respeito das contas de luz, bem como a metodologia de cálculo dos reajustes. Pela norma, o valor da tarifa poderá ser reajustado anualmente (o chamado Reajuste Tarifário Anual) e, a cada cinco anos, revisada no processo de Revisão Tarifária Periódica.

O efeito médio a ser percebido pelo consumidor será positivo de 0,76%, ou seja, haverá uma elevação tarifária já a partir de 22 de junho de 2017. O quadro abaixo apresenta o efeito médio que será percebido pelos clientes.

Efeito Médio para os Clientes
De Baixa Tensão (ex.: Residências) 1,46%
De Alta e Média Tensão (ex.: Grandes Indústrias) -1,80%
Efeito Médio Total 0,76%

Composição da tarifa de energia

A tarifa de energia elétrica é composta por custos da distribuição, que formam a “Parcela B” da tarifa, e os custos de transmissão e geração de energia, além de encargos e impostos, chamados de “Parcela A”. O preço final da tarifa é dividido, portanto, em duas parcelas:

  • Parcela A – trata-se de custos cujos montantes e preços escapam à vontade ou gestão da distribuidora, que atua apenas como arrecadadora e repassadora;
  • Parcela B – custos diretamente gerenciáveis, administrados pela própria distribuidora, como operação e manutenção e remuneração dos investimentos.

Veja na conta de luz abaixo a composição da tarifa e a distribuição de valores entre parcelas A e B:




Fonte: 

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Whatsapp Mídia Mineira
Farmácias de Plantão em Cataguases
03 - Domingo 04 - Segunda 05 - Terça 06 - Quarta 07 - Quinta 08 - Sexta 09 - Sábado
Econômica III Droga Minas Coimbra Econômica FarmaCenter Cataguases II Droganova
Vasconcelos Pague Menos Aeropharma Drogaria da Vila N. Sra. Rosário Silveira Farmanossa