segunda-feira, 5 de junho de 2017

Dia Mundial do Meio Ambiente - Texto de Emanuel Menezes - Associado do Rotaract Club de Cataguases

Há exatos 45 anos atrás, durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, em Estocolmo, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o Dia Mundial do Meio Ambiente, que passou a ser comemorado anualmente no dia 05 de junho.

Com isso surge um momento propício para refletirmos sobre como conduzimos nossas vidas, quais são os nossos anseios com relação a qualidade de vida e do ambiente, além de encontrarmos a melhor forma de atuação na busca por um ambiente equilibrado. Afinal nossa saúde física e mental é condicionada a fatores ambientais aos quais somos expostos no cotidiano.

Cabe ressaltar que as “pequenas ações” quando realizadas de maneira coordenada tem o poder de gerar vultosos resultados. Vejamos o exemplo de um cidadão indiano chamado Jadav “Molai” Payeng, que ao perceber o quadro crítico de degradação ambiental da localidade aonde reside, a Ilha de Majuli, localizada no nordeste da Índia, o mesmo resolveu tomar uma atitude, e iniciou o plantio de árvores, a fim de “salvar” a ilha, que estava em processo avançado de erosão, oferecendo condições adversas para manutenção da vida.

Passados 34 anos, a Ilha de Majuli teve seu panorama de degradação revertido, havendo uma floresta “plantada” pelo Sr.Payeng com área correspondente a 800(oitocentos) campos de futebol. Houve incremento na fauna, flora, na qualidade e disponibilidade de água. E aonde anteriormente até animais adaptados a condições adversas estavam morrendo, atualmente o local conta com a presença até de elefantes. 

Com isso fica um questionamento: se uma pessoa de atitude foi capaz de plantar uma floresta inteira, imaginem se somarmos esforços, quão poderoso pode ser a nossa capacidade de transformar pra melhor uma realidade que hoje se faz adversa?

E nós do Rotaract Club de Cataguases, atentos à questão ambiental, e às possibilidades que surgem quando observamos com atenção nosso entorno, fazemos o apelo para que cumpramos nossa “parte”, e façamos através do nosso exemplo uma revolução na sociedade, agindo de maneira organizada e somando esforços por um ambiente melhor para a nossa e as futuras gerações.

Parafraseando um outro ilustre cidadão indiano: “Sejamos a mudança que queremos para o mundo!” (Mahatma Gandhi).

Emanuel Menezes
Técnico de Segurança do Trabalho
Graduando de Engenharia Ambiental e Sanitária
Associado Rotaract Club de Cataguases – Distrito 4580 – Área 03

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Farmácias de Plantão em Cataguases
13 Domingo
14 Segunda
15 Terça
16 Quarta
17 Quinta
18 Sexta
19 Sábado
Econômica III Droga Minas Coimbra Econômica FarmaCenter São Geraldo Droganova
Brasil Pague Menos Aeropharma Drogaria da Vila N.Sra.do Rosário Silveira Farmanossa