segunda-feira, 5 de junho de 2017

Dia Mundial do Meio Ambiente - Texto de Emanuel Menezes - Associado do Rotaract Club de Cataguases

Há exatos 45 anos atrás, durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, em Estocolmo, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o Dia Mundial do Meio Ambiente, que passou a ser comemorado anualmente no dia 05 de junho.

Com isso surge um momento propício para refletirmos sobre como conduzimos nossas vidas, quais são os nossos anseios com relação a qualidade de vida e do ambiente, além de encontrarmos a melhor forma de atuação na busca por um ambiente equilibrado. Afinal nossa saúde física e mental é condicionada a fatores ambientais aos quais somos expostos no cotidiano.

Cabe ressaltar que as “pequenas ações” quando realizadas de maneira coordenada tem o poder de gerar vultosos resultados. Vejamos o exemplo de um cidadão indiano chamado Jadav “Molai” Payeng, que ao perceber o quadro crítico de degradação ambiental da localidade aonde reside, a Ilha de Majuli, localizada no nordeste da Índia, o mesmo resolveu tomar uma atitude, e iniciou o plantio de árvores, a fim de “salvar” a ilha, que estava em processo avançado de erosão, oferecendo condições adversas para manutenção da vida.

Passados 34 anos, a Ilha de Majuli teve seu panorama de degradação revertido, havendo uma floresta “plantada” pelo Sr.Payeng com área correspondente a 800(oitocentos) campos de futebol. Houve incremento na fauna, flora, na qualidade e disponibilidade de água. E aonde anteriormente até animais adaptados a condições adversas estavam morrendo, atualmente o local conta com a presença até de elefantes. 

Com isso fica um questionamento: se uma pessoa de atitude foi capaz de plantar uma floresta inteira, imaginem se somarmos esforços, quão poderoso pode ser a nossa capacidade de transformar pra melhor uma realidade que hoje se faz adversa?

E nós do Rotaract Club de Cataguases, atentos à questão ambiental, e às possibilidades que surgem quando observamos com atenção nosso entorno, fazemos o apelo para que cumpramos nossa “parte”, e façamos através do nosso exemplo uma revolução na sociedade, agindo de maneira organizada e somando esforços por um ambiente melhor para a nossa e as futuras gerações.

Parafraseando um outro ilustre cidadão indiano: “Sejamos a mudança que queremos para o mundo!” (Mahatma Gandhi).

Emanuel Menezes
Técnico de Segurança do Trabalho
Graduando de Engenharia Ambiental e Sanitária
Associado Rotaract Club de Cataguases – Distrito 4580 – Área 03

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Whatsapp Mídia Mineira
Farmácias de Plantão em Cataguases
08 - Domingo 09 - Segunda 10 - Terça 11 - Quarta 12 - Quinta 13 - Sexta 14 - Sábado
N. Sra. Aparecida Brasil Sta Tereza Econômica II Atlas Sta Rita Dose Certa
Campinho São Mateus Silveira II Silveira (vila) Vasconcelos Saúde e vida Drogasil