-->

quarta-feira, 21 de junho de 2017

Secretário de Esportes de Cataguases presta contas para vereadores

O secretário municipal de esportes, José Vitor de Lima, compareceu à Câmara Municipal nesta terça-feira (20) para esclarecer assuntos referentes a sua pasta. Conforme o secretário, todas as ações definidas pelo Conselho Municipal de Esportes no ano passado, estão sendo cumpridas, com a diferença que o prefeito Willian tem repassado o valor do ICMS esportivo para sua secretaria o que não acontecia na gestão passada.

José Vitor ressaltou que vários eventos promovidos tem movimentado a economia da cidade e distritos, como as caminhadas que foram promovidas com a participação das mulheres rurais e, recentemente, os Jogos do Interior de Minas - JIMI que trouxeram mais de 700 pessoas para a cidade. 

Outra ação definida pela pasta foi a contratação de uma professora de educação física, perita em Legislação para buscar Leis de Incentivo ao Esporte para que sejam aplicadas em Cataguases.

Durante todo o ano de 2016, foram realizadas 106 ações esportivas e neste ano, até o momento, já são 78 ações realizadas ou apoiadas pela Secretaria de Esportes de Cataguases, revelou o secretário. Infelizmente, a secretaria ainda terá de trabalhar com o ICMS Esportivo da gestão passada até o final de 2018, pois todas as ações realizadas este ano só irão refletir em recursos em 2019, explicou. 

O vereador Hercyl Neto, perguntou qual foi a maior dificuldade encontrada para realização dos Jogos e o secretário respondeu que a maior dificuldade tem sido sempre a questão financeira, só sendo possível a realização através de parcerias e atuação de voluntários.

A vereadora Doutora Maria Ângela Girardi, perguntou sobre a formação das equipes, como que estão sendo realizadas. José Vitor disse que no ano passado, o Município entrou apenas com o Futsal Masculino e que este ano, a cidade entrou com 6 modalidades, sendo que o Basquete Masculino e Feminino e Handebol Masculino foram classificados para a etapa Regional, ficando desclassificados o Futsal Masculino e Feminino e  o Handebol Feminino. Para o ano que vem, o Município pretende incluir o Voleibol também, acrescentou. Com relação ao treinamento, ainda não está como o desejado, mas que várias parcerias estão sendo realizadas para melhorar a questão, no entanto, o objetivo principal neste primeiro momento, é trabalhar a integração e socialização dos jovens e adultos no esporte.

Sargento Jorge, questionou se as equipes foram formadas apenas para o JIMI ou se existe um trabalho continuado em cima dos jovens e José Vitor explicou que a equipe de Futsal Masculino treina no Clube do Remo, que a equipe de futsal feminino e handebol Feminino já vem treinando com os técnicos Evair e Josias e que as quadras estão sendo melhoradas para que a infraestrutura possa atender e contribuir para que haja a formação de equipes. “Isso não se faz da noite para o dia”, ressaltou.

O secretário também destacou a participação dos alunos da rede municipal no Jesc e que também acontecerão desafios entre escolas para se criar uma competitividade e revelar talentos no Município além de diversas atividades físicas que tem acontecido na Praça de Esportes, como a natação entre outras.

O vereador Ricardo Dias, ex-secretário municipal de esportes,
revelou que o dinheiro do ICMS Esportivo não era repassado
pela gestão anterior para a pasta.
O antecessor de José Vitor e hoje vereador, Ricardo Dias, ressaltou o trabalho que José Vitor está realizando e a importância de ter o apoio do prefeito. “Na minha época eu sempre falei com o prefeito que esporte não é despesa, é investimento e infelizmente, eu não tive muito investimento, você sabe o que eu passei pois tinha o ICMS que eu não usava e não usufruía. Você tem o apoio do prefeito o que é muito importante, nós temos que ter o apoio do prefeito, isso é muito importante”, disse.

Pista de Skate:

Perguntado sobre como se encontra a pista de skate, o secretário respondeu que a mesma necessita de manutenção urgente, que não existe recurso para isso mas que existe uma equipe técnica que já está levantando a situação da Praça para acionar a empresa que realizou a obra para que possa retificar a mesma, uma vez que ainda se encontra na garantia.

Homenagem:



Na noite foram homenageados o secretário de esportes e todos os que fizeram parte da organização dos Jogos do Interior de Minas (JIMI) com uma Moção de Congratulação, que o secretário estendeu para servidores de outras secretarias e de escolas municipais, além de entidades como o Clube do Remo e Polícia Militar que também contribuíram.



Nenhum comentário :

Postar um comentário

Farmácias de Plantão em Cataguases
17 Domingo
18 Segunda
19 Terça
20 Quarta
21 Quinta
22 Sexta
23 Sábado
Econômica FarmaCenter Cataguases II Droganova São Francisco N. Sra. Aparecida Brasil
Drogaria da Vila N. Sra. Rosário Silveira Farmanossa Cataguases Campinho São Mateus