sexta-feira, 28 de julho de 2017

Conferência Municipal discute políticas de promoção da igualdade racial

Nesta sexta-feira, 28, aconteceu no auditório da sede da Secretaria dos Conselhos, a III Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial. Realizada por uma Comissão que reúne governo e organizações da sociedade civil, essa conferência tem o objetivo de deliberar propostas para a elaboração de programas, projetos e ações voltadas para a promoção da igualdade racial e o enfrentamento à discriminação em razão de raça, etnia e religião. A Conferência foi aberta pelo prefeito Willian Lobo que, em seu pronunciamento, reforçou o compromisso da Administração Municipal com o avanço de políticas públicas que assegurem direitos e fortalecimento das comunidades afrodescendentes.

Presidente da comissão organizadora do evento, a secretária municipal de Assistência Social, Mirilane Licazali, destacou a importância da efetiva participação daquelas comunidades ali representadas para que possam fazer valer as suas demandas. “Esse encontro também reforça a determinação dessa gestão municipal em fortalecer, valorizar e garantir mais autonomia aos movimentos afrodescendentes. Esta é uma oportunidade em que todos poderão contribuir para debater e construir ideias e propostas para que unidos possamos contribuir para o avanço da igualdade racial”, disse a secretária. Ela reforçou ainda que o empenho por avanços nessas políticas coincide com a Década Internacional de Afrodescendentes, declarada pela ONU, com a participação dos 196 países-membros da Organização, e que vigora até 2024.

Na composição da mesa de autoridades, também estiveram o vice-presidente da Câmara Municipal de Cataguases, vereador Carlos Aberto Silva Barbosa, o Betão do Remo, o coordenador da Secretaria Executiva dos Conselhos, Hélio Bonifácio da Silva, e a presidente do Movimento Cultural Ganga Zumba, Rita Suely Bento. Ao abrir os trabalhos, uma performance do Grupo de Canto e Dança Afro Justino e São Vicente dos Agentes de Pastoral Negros de Cataguases (APNS) foi bastante aplaudida pelo público. O jornalista Nuno Coelho, militante do movimento negro e membro titular do Conselho Nacional da Igualdade Racial, proferiu a primeira palestra da manhã. Em seguida, houve a apresentação da diretora de Relações Institucionais da Secretaria Estadual de Direitos Humanos, Maria Imaculada Marcelino Ferreira.

Fotos: Prefeitura de Cataguases / Divulgação
Durante à tarde, a Conferência foi conduzida por meio de onze eixos temáticos distribuídos em quatro grupos de trabalhos, que formularam propostas voltadas para o feminismo, o trabalho e desenvolvimento econômico e social, a proteção da diversidade cultural em Minas Gerais, a segurança pública e o acesso à Justiça, bem como o fortalecimento de políticas afirmativas e de combate ao racismo. Na educação, uma das propostas em discussão diz respeito à implementação da Lei 10.639 de 2003, que torna obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira, no Ensino Fundamental e Médio.

Para finalizar, no final da tarde, uma plenária elegeu os delegados para representarem Cataguases na Conferência Estadual que acontece entre os dias 25 a 27 de agosto, em Belo Horizonte. Foram eleitos os seguintes delegados: representando as Comunidades Tradicionais, a secretária de Assistência Social Mirilane Licazali; pelo governo, Elaine Ferraz e Marcilene Silva; representando o gênero feminino, Rita Bento, Elizete Aparecida dos Santos e Zélia Inácio Fernandes; pela juventude, Léo Ângelo de Souza Isaú e Juliana Gomes da Silva Magalhães; por fim, representando a sociedade, José Geraldo Rosa da Silva e Júnio Elias da Silva Valentim.

O tema do evento deste ano foi "O Brasil na Década do Afrodescendente: Minas Gerais promovendo a Igualdade Racial - Por nenhum direito a menos". As propostas aprovadas na Conferência Municipal serão encaminhadas para a Comissão Organizadora da Conferência Estadual até o dia 5 de agosto, conforme determina o Decreto nº 4.805/2017, do prefeito Willian Lobo.

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Cataguases 

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Farmácias de Plantão em Cataguases
13 Domingo
14 Segunda
15 Terça
16 Quarta
17 Quinta
18 Sexta
19 Sábado
Econômica III Droga Minas Coimbra Econômica FarmaCenter São Geraldo Droganova
Brasil Pague Menos Aeropharma Drogaria da Vila N.Sra.do Rosário Silveira Farmanossa