-->

sábado, 19 de agosto de 2017

"Agosto Dourado" é oficializado em Cataguases

Uma cerimônia em frente ao Paço Municipal, na manhã desta sexta-feira (18), marcou o início do "Agosto Dourado" em Cataguases, assim chamado por ser o mês do aleitamento materno conforme Lei sancionada recentemente pelo Congresso Nacional. A ação é uma parceria da Prefeitura Municipal, Sociedade de Medicina e Cirurgia de Cataguases - SMCC e da vereadora Maria Ângela Girardi.

mês do aleitamento materno tem o intuito de reforçar que o ato de amamentar traz benefícios tanto para a mãe quanto para o bebê que perduram ao longo da vida adulta, se associando a diminuição do índice de mortalidade infantil, menor índice de doenças como diarreia leucemias e maior Coeficiente Intelectual (QI) das crianças que são amamentadas.

A cerimônia foi aberta pela vereadora Doutora Maria Ângela Girardi que citou os benefícios da amamentação tanto para criança quanto para a mãe, agradecendo a parceria com a Prefeitura de Cataguases em prol da causa. Na sequencia, foi a vez do prefeito Willian falar ao público presente, dizendo que Cataguases precisa resgatar o aleitamento materno como algo normal e bonito. 

A enfermeira Valéria Marques Farage Machado, que é consultora em aleitamento materno, também falou emocionada sobre a importância do aleitamento materno e da mobilização do Município a favor dessa causa.

Durante a cerimônia, a professora Catarina Aparecida de Almeida Basílio amamentou seu filho Vinícios que completou 1 ano nesta data.

Também estiveram presentes no evento o vereador Betão do Remo, vice-presidente da Câmara Municipal de Cataguases, O chefe de gabinete, João paulo Vargas Vairo, além de vários secretários e servidores municipais.

Em entrevista para o Site Mídia Mineira, doutora Maria Ângela Girardi disse que esta é uma política pública que tem de ser implementada e valorizada em todos os bairros do município. "Você implementar a amamentação materna, colocar as nossas puérperas na condição de pessoas entendidas que o ato de amamentar não só coloca o vínculo afetivo entre mãe e filho mas também traz muitos benefícios como a diminuição da mortalidade infantil os episódios e intensidade da diarreia evitando a hospitalização, diminui a hospitalização por doenças infecciosas e 30 % dos casos diminui a incidência de leucemia, aumenta o QI da criança possibilitando ela ter até melhor renda quando adulto, são vários os benefícios e é uma coisa que não gasta dinheiro", disse.

A médica também revelou que entrou com 3 projetos sobre o tema: O projeto que institui no município o “Agosto Dourado”, um projeto que permite a amamentação em qualquer estabelecimento comercial do município, fazendo com que os estabelecimentos que proibirem fiquem sujeitos a multa e por último o projeto “Amigos do Peito” que propõe sensibilizar as empresas a propiciar melhores condições de amamentação para seus funcionários e clientes. Segundo a vereadora, a amamentação no Brasil está em torno de 39% enquanto nos países de primeiro mundo chega até a 52% e em alguns lugares a 90%. Em relação a questão estética, a médica ressaltou que não são todas as mães que ficam com o peito flácido e que hoje em dia existem técnicas de mamoplastia que solucionam a questão.

O prefeito Willian Lobo disse que ficou feliz em estar iniciando novamente uma parceria com a Doutora Maria Ângela e demais membros da área da saúde e da comunidade e que como pai fica feliz com esse exemplo que deve ser seguido por outras mulheres o que proporcionará a prevenção de doenças e o fortalecimento da criança. O prefeito também ressaltou que este evento demonstra mais uma vez que a prefeitura está alinhada com a questão da saúde no município, pois várias ações tem sido realizadas nesta área, como a criação do Centro de Atendimento no antigo Pronto Socorro, funcionamento do Novo Centro de Fisioterapia e reforma da Policlínica Municipal. "Nós estamos fazendo não com palavras, mas com ações", destacou.

Na próxima terça-feira (22), a prefeitura realizará uma mobilização pelo aleitamento materno, na Praça Rui Barbosa, das 8 às 12 horas.





Nenhum comentário :

Postar um comentário

Farmácias de Plantão em Cataguases
17 Domingo
18 Segunda
19 Terça
20 Quarta
21 Quinta
22 Sexta
23 Sábado
Econômica FarmaCenter Cataguases II Droganova São Francisco N. Sra. Aparecida Brasil
Drogaria da Vila N. Sra. Rosário Silveira Farmanossa Cataguases Campinho São Mateus