sábado, 19 de agosto de 2017

"Agosto Dourado" é oficializado em Cataguases

Uma cerimônia em frente ao Paço Municipal, na manhã desta sexta-feira (18), marcou o início do "Agosto Dourado" em Cataguases, assim chamado por ser o mês do aleitamento materno conforme Lei sancionada recentemente pelo Congresso Nacional. A ação é uma parceria da Prefeitura Municipal, Sociedade de Medicina e Cirurgia de Cataguases - SMCC e da vereadora Maria Ângela Girardi.

mês do aleitamento materno tem o intuito de reforçar que o ato de amamentar traz benefícios tanto para a mãe quanto para o bebê que perduram ao longo da vida adulta, se associando a diminuição do índice de mortalidade infantil, menor índice de doenças como diarreia leucemias e maior Coeficiente Intelectual (QI) das crianças que são amamentadas.

A cerimônia foi aberta pela vereadora Doutora Maria Ângela Girardi que citou os benefícios da amamentação tanto para criança quanto para a mãe, agradecendo a parceria com a Prefeitura de Cataguases em prol da causa. Na sequencia, foi a vez do prefeito Willian falar ao público presente, dizendo que Cataguases precisa resgatar o aleitamento materno como algo normal e bonito. 

A enfermeira Valéria Marques Farage Machado, que é consultora em aleitamento materno, também falou emocionada sobre a importância do aleitamento materno e da mobilização do Município a favor dessa causa.

Durante a cerimônia, a professora Catarina Aparecida de Almeida Basílio amamentou seu filho Vinícios que completou 1 ano nesta data.

Também estiveram presentes no evento o vereador Betão do Remo, vice-presidente da Câmara Municipal de Cataguases, O chefe de gabinete, João paulo Vargas Vairo, além de vários secretários e servidores municipais.

Em entrevista para o Site Mídia Mineira, doutora Maria Ângela Girardi disse que esta é uma política pública que tem de ser implementada e valorizada em todos os bairros do município. "Você implementar a amamentação materna, colocar as nossas puérperas na condição de pessoas entendidas que o ato de amamentar não só coloca o vínculo afetivo entre mãe e filho mas também traz muitos benefícios como a diminuição da mortalidade infantil os episódios e intensidade da diarreia evitando a hospitalização, diminui a hospitalização por doenças infecciosas e 30 % dos casos diminui a incidência de leucemia, aumenta o QI da criança possibilitando ela ter até melhor renda quando adulto, são vários os benefícios e é uma coisa que não gasta dinheiro", disse.

A médica também revelou que entrou com 3 projetos sobre o tema: O projeto que institui no município o “Agosto Dourado”, um projeto que permite a amamentação em qualquer estabelecimento comercial do município, fazendo com que os estabelecimentos que proibirem fiquem sujeitos a multa e por último o projeto “Amigos do Peito” que propõe sensibilizar as empresas a propiciar melhores condições de amamentação para seus funcionários e clientes. Segundo a vereadora, a amamentação no Brasil está em torno de 39% enquanto nos países de primeiro mundo chega até a 52% e em alguns lugares a 90%. Em relação a questão estética, a médica ressaltou que não são todas as mães que ficam com o peito flácido e que hoje em dia existem técnicas de mamoplastia que solucionam a questão.

O prefeito Willian Lobo disse que ficou feliz em estar iniciando novamente uma parceria com a Doutora Maria Ângela e demais membros da área da saúde e da comunidade e que como pai fica feliz com esse exemplo que deve ser seguido por outras mulheres o que proporcionará a prevenção de doenças e o fortalecimento da criança. O prefeito também ressaltou que este evento demonstra mais uma vez que a prefeitura está alinhada com a questão da saúde no município, pois várias ações tem sido realizadas nesta área, como a criação do Centro de Atendimento no antigo Pronto Socorro, funcionamento do Novo Centro de Fisioterapia e reforma da Policlínica Municipal. "Nós estamos fazendo não com palavras, mas com ações", destacou.

Na próxima terça-feira (22), a prefeitura realizará uma mobilização pelo aleitamento materno, na Praça Rui Barbosa, das 8 às 12 horas.





Nenhum comentário :

Postar um comentário

Whatsapp Mídia Mineira
Farmácias de Plantão em Cataguases
19 - Domingo 20 - Segunda 21 - Terça 22 - Quarta 23 - Quinta 24 - Sexta 25 - Sábado
Coimbra Econômica FarmaCenter Cataguases II Droganova São Francisco N. Sra. Aparecida
Aeropharma Drogaria da Vila N. Sra. Rosário Silveira Farmanossa Cataguases Campinho