domingo, 6 de agosto de 2017

Hospital promove em Cataguases campanha Agosto Dourado

Convidada pela pediatra Heloisa Maria Cordeiro Toaiari, a Mesa Administrativa do Hospital de Cataguases aceitou o desafio e a partir daí o Setor de Maternidade passou a integrar a campanha de incentivo ao aleitamento materno “Agosto Dourado”, promovida pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). “Recebemos com muito carinho esta proposta que visa apoiar uma das mais antigas práticas de nutrição e que tanto ajuda no desenvolvimento da relação mãe e filho. Cumprindo assim o que diz a meta da instituição sobre a humanização no atendimento hospitalar”, afirmou o Provedor Wilson Crepaldi Júnior – Bill.

A médica Heloisa Maria Cordeiro Toaiari foi a incentivadora da campanha em Cataguases

“A Maternidade foi decorada com laços dourados em alusão à campanha, os profissionais também estão usando os laços em seus uniformes. A cada dia estamos postando uma das 30 razões para a amamentação como indica a SBP, e nossas enfermeiras estão intensificando o trabalho informativo sobre a prática da amamentação às gestantes que nos procuram para exames durante a gestação, na preparação pré-parto e nos primeiros momentos de vida da criança”, afirmou o assessor de Comunicação do Hospital, Samuel Pereira.

Apesar de Cataguases apresentar um índice de amamentação muito alto, a campanha se faz importante para divulgar os benefícios dessa prática tanto para o bebê quanto para a mãe. “A gente trabalha esses conceitos tanto na consulta de pré-natal sensibilizando a mãe sobre o tema e quando o bebê nasce a gente ensina as técnicas dessa prática”, explicou a pediatra.

Para a mãe a vantagem é que a mulher que amamenta volta o corpo ao seu estado normal mais rápido. O corpo fica protegido contra câncer de mama e de ovário. Os sangramentos pós-parto são diminuídos com o aleitamento, pois o mesmo hormônio que promove a produção de leite faz o útero contrair, a estaca a hemorragia e evita possíveis infecções.

“O leite materno age como a primeira vacina que a criança recebe. Protege de todas as infecções que a mãe teve pela vida devido à concentração de anticorpos presentes no leite. Possui anticorpos contra doenças respiratórias, doenças alérgicas, doenças da pele, cria a microbiota intestinal, isso tudo do ponto de vista imunológico. Do ponto de vista nutricional o leite materno é a composição mais adaptada para o crescimento infantil, pois possui baixa quantidade de sal, baixa quantidade de proteína, contém todos os elementos necessários para a composição cerebral, por isso crianças que amamentam são mais inteligentes”, explicou Heloisa. “A criança quando suga, faz um esforço, quando ela faz esse esforço, ela trabalha toda musculatura orofacial, evitando que fique dentuça, protege contra problemas ortodônticos”.

Pro binômio ‘mãe e filho’, a amamentação proporciona uma relação de proximidade e confiança. A Organização Mundial de Saúde prega que as mães amamentem em regime exclusivo até o sexto mês da criança, excluindo da dieta alimentar água, chazinho, sopinha ou mamadeira. Após o sexto mês a dieta pode ser complementada com outros alimentos contanto que o hábito de “dar de mama” perdure até os dois anos da criança.

Será realizado no calçadão, no sábado às 10 horas da manhã um “Amamentaço Coletivo” em que diversas mães demonstrarão esse gesto de amor e nutrição a seus filhos. A Semana Mundial do Aleitamento Materno vem sendo comemorada desde 1992. A cada edição, uma temática relevante é selecionada para servir de mote para as diferentes atividades desenvolvidas no período. A importância do aleitamento materno exclusivo; a existência dos hospitais Amigo da Criança; o apoio ao aleitamento materno; o aleitamento materno para a mulher trabalhadora; a amamentação no contexto dos objetivos de desenvolvimento sustentáveis; integram a lista de assuntos já abordados.




Assessoria de Comunicação do Hospital de Cataguases 

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Whatsapp Mídia Mineira
Farmácias de Plantão em Cataguases
08 - Domingo 09 - Segunda 10 - Terça 11 - Quarta 12 - Quinta 13 - Sexta 14 - Sábado
N. Sra. Aparecida Brasil Sta Tereza Econômica II Atlas Sta Rita Dose Certa
Campinho São Mateus Silveira II Silveira (vila) Vasconcelos Saúde e vida Drogasil