sexta-feira, 25 de agosto de 2017

Incêndio na Vila Reis durante a madrugada mobiliza Defesa Civil e Corpo de Bombeiros

Um incêndio que ocorreu em um pasto na Vila Reis, acordou os moradores e mobilizou a Defesa Civil e Corpo de Bombeiros de Leopoldina, na madrugada desta sexta-feira (25) em Cataguases.


Fotos: Júlio Bibliotecário
"O fogo começou por volta das 23 horas, talvez iniciado por alguém. Quando eu cheguei subindo a rua de carro, já estava se alastrando. Por volta de 23h30, chegou a viatura da Polícia Militar, depois, à meia noite, o carro pipa e logo em seguida o Corpo de Bombeiros", contou Júlio, morador do local. 

O combate as chamas durou aproximadamente 1h30. O local do fogo fica atrás de uma indústria e os agentes da Defesa Civil e militares do Corpo de Bombeiros, tiveram que agir rápido para impedir que as chamas acabassem alcançando alguma residência ou a indústria, o que poderia causar grandes prejuízos.

A Polícia vai investigar se o incêndio foi criminoso.

O tempo seco e a escassez de chuvas deixam a vegetação suscetível a queimadas nesta época do ano, mas na maioria das vezes o fogo ocorre por ação humana. 



Confira abaixo algumas dicas do Corpo de Bombeiros: 

  • Os lotes vagos devem ser mantidos limpos. Quando não se encontrarem nessa situação, o Corpo de Bombeiros orienta aos proprietários de residências vizinhas as estes que providenciem um aceiro ao longo da divisa, de forma a evitar que a vegetação fique próxima ao muro e em casos de incêndio esse fogo possa atingir seus bens;
  • Não utilize de fogo para realizar a limpeza de lotes ou qualquer outra área, você pode perder o controle e causar um grande incêndio;
  • Realize aceiros nas fazendas ao longo das divisas e mantenha as áreas limpas próximo às casas, currais, barracões, celeiros entre outros bens;
  • Ao realizar acampamentos, seja bastante cuidadoso na hora de acender fogueiras, velas e lampiões. Só acenda as fogueiras após limpar bem o local, retirando completamente a vegetação em volta. Procure fazer sua fogueira em local aberto, como por exemplo, numa clareira ou à beira do rio, para que o fogo não prejudique os galhos e folhas das árvores que estejam em volta ou acima dela. Quando não for mais utilizar a fogueira, certifique-se que as brasas estão apagadas e resfriadas. Se possível, enterre as sobras de material (carvão, brasas e cinza). Não jogue os restos da fogueira no rio. Nunca se ausente do acampamento, deixando para trás a fogueira acesa ou com torrões em brasa.
  • Não jogue lixo por ai, alguns materiais podem se aquecer ao sol e dar origem a uma queimada;
  • Ao trafegar pelas estradas e rodovias, não lance pontas de cigarro pela janela do veículo, pois com a baixa umidade desse período, a vegetação seca se incendeia com muita facilidade.



Nenhum comentário :

Postar um comentário

Whatsapp Mídia Mineira
Farmácias de Plantão em Cataguases
19 - Domingo 20 - Segunda 21 - Terça 22 - Quarta 23 - Quinta 24 - Sexta 25 - Sábado
Coimbra Econômica FarmaCenter Cataguases II Droganova São Francisco N. Sra. Aparecida
Aeropharma Drogaria da Vila N. Sra. Rosário Silveira Farmanossa Cataguases Campinho