sábado, 16 de setembro de 2017

Clínica Móvel Odontológica do Sesc começará a atender nesta terça-feira em Cataguases

O ônibus ODONTOSESC, uma Clínica Móvel Odontológica do Sesc, já se encontra em Cataguases. A iniciativa é uma parceria entre a Prefeitura de Cataguases e o Sesc, para atender o planejamento do Prefeito Willian Lobo, do secretário municipal de Saúde, Eliermes Teixeira e da cooordenadora do setor odontológico, Dra Gabriela Spíndola. A unidade começará a prestar atendimentos odontológicos no município na próxima terça-feira, dia 19, e ficará na cidade até dezembro. O objetivo é reduzir a fila de espera pelo atendimento de dentistas.  O caminhão adaptado já está instalado em frente à Policlínica Municipal.


Inicialmente foram feitos 100 encaminhamentos de pessoas que moram em locais sem cobertura de atendimento odontológico pelo Programa Saúde da Família (PSF), mas existe a possibilidade desse número aumentar de acordo com a conclusão dos atendimentos. Os encaminhamentos são emitidos após avaliação profissional no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) da Prefeitura. Para solicitar a avaliação, o interessado deve comparecer ao Centro de Especialidades e preencher o cadastro no endereço, rua José de Almeida Kneip, 294 – Vila Tereza.

No caminhão adaptado são oferecidos atendimentos como, por exemplo, restaurações, raspagens, extrações, tratamentos de crianças maiores de seis anos e orientações gerais sobre a saúde bucal. O horário de funcionamento será entre 9h e 20h, de segunda à sexta-feira. A clínica móvel conta com seis profissionais e possui uma estrutura com quatro unidades odontológicas, raio-x, sala de esterilização, sala de espera, escovódromo e atividades educativas.


A coordenadora odontológica da Prefeitura de Cataguases, Gabriela Spíndola (foto ao lado), ressaltou a importância da parceria. “O SESC veio para complementar os atendimentos que já são realizados no município com excelência e vai assistir aquelas pessoas que não recebem atendimentos odontológicos nos bairros. O caminhão vai garantir a elas tratamento completo”, afirmou.   

Ficha técnica da unidade de atendimento:

  • 14 metros de comprimento, 2,5 de largura e 4,5 de altura;
  • Quatro equipamentos odontológicos com cadeira, unidade auxiliar (broca, seringas de ar e de água), cuspideira, instrumental de exame clínico (pinça, sonda, espelho), sugadores;
  • Raio-X
  • Sala de esterilização
  • Sala de espera: ao lado de fora da carreta, uma tenda é montada para receber o público. Os pacientes não só aguardam atendimento, mas participam de oficinas educativas, assistem vídeos e aprendem maneiras efetivas de prevenir doenças.
  • Escovódromo: Depois de fazer um cadastro na clínica móvel, os pacientes escovam os dentes. Nestes espaços eles aprendem a fazer a limpeza correta da boca e usar o fio dental. Esta é a melhor maneira de evitar cáries e outras doenças.



Com informações da Prefeitura Municipal de Cataguases e Sesc

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Whatsapp Mídia Mineira
Farmácias de Plantão em Cataguases
19 - Domingo 20 - Segunda 21 - Terça 22 - Quarta 23 - Quinta 24 - Sexta 25 - Sábado
Coimbra Econômica FarmaCenter Cataguases II Droganova São Francisco N. Sra. Aparecida
Aeropharma Drogaria da Vila N. Sra. Rosário Silveira Farmanossa Cataguases Campinho