terça-feira, 12 de dezembro de 2017

CODEC é instalado em Cataguases com a presença de empresários, políticos e lideranças da sociedade civil

Senador Anastasia foi o orador oficial 









Aconteceu no auditório do Centro Cultural Humberto Mauro, no final da manhã e inicio da tarde desta segunda-feira (11), a instalação e posse da primeira diretoria do Conselho de Desenvolvimento de Cataguases, o CODEC. 

Na ocasião foram empossados o primeiro presidente eleito do CODEC, Humberto Lanzieri e o vice-presidente, Ricardo Mattos, além dos membros do Comitê Provisório, César Mattos, Eduardo Alves Mantovani, Humberto Peixoto, José Inácio Peixoto Neto e Pedro Paulo Almeida e demais conselheiros. Também foi entregue uma homenagem para o presidente do Conselho de Administração do Grupo Energisa, Ivan Müller Botelho e para seu filho, Ricardo Perez Botelho, vice-presidente do conselho de administração da Energisa, como grandes incentivadores e idealizadores do movimento. O prefeito de Cataguases Willian Lobo recebeu o diploma de presidente de honra do conselho.


A Mesa de Honra foi composta por: Humberto de Moraes Lanzieri (presidente do CODEC e presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Cataguases - CDL), Antônio Anastasia (senador), Willian Lobo (prefeito de Cataguases e presidente de honra do CODEC), Michelângelo de Melo Correa (presidente da Câmara de Vereadores), Olavo Machado Júnior (presidente do Sistema Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais e do Conselho Deliberativo do Sebrae MG), Ivan Müller Botelho (presidente do conselho de administração da Energisa), Ricardo Perez Botelho (vice-presidente do conselho de administração da Energisa), Ricardo Mattos (vice-presidente do CODEC e presidente da Associação Comercial e Industrial de Cataguases - ACIC), Humberto Ribeiro Peixoto (membro do Comitê Gestor do CODEC), Eduardo Alves Mantovani (presidente da Energisa Minas Gerais e membro do Comitê Gestor do CODEC).

Além do orador oficial, senador Antônio Anastasia, o evento foi prestigiado por empresários e autoridades civis e militares. Entre as personalidades presentes, destaque para: Rodrigo de Castro (deputado federal), Braulio Braz (deputado estadual), Lael Varela (ex-deputado e suplente de senador), José Vieira Filho (diretor de serviços da Codemig), Francisco Campolina (presidente da FIEMG regional Zona da Mata), Luiz Custódio Cotta Martins (diretor da agência de promoção de investimento e comércio exterior de Minas Gerais - INDI), Aguinaldo Diniz Filho (vice-presidente da FIEMG), Adson Marinho (vice-presidente da FIEMG), João Batista Alves Lima, o Tita (vice-prefeito de Cataguases), major Willian Machado (comandante da 146º Cia PM), Gustavo Garcia Araújo (promotor), Itamar Ribeiro Toledo, o mazinho (ex-prefeito de Sona Eusébia representando o atual prefeito Manoel Franklin Rodrigues, o Nenzinho) e diversos vereadores e políticos de Cataguases e região.

A apresentação sobre o surgimento do CODEC, ficou a cargo do presidente da Energisa Minas Gerais e membro do Comitê Gestor do CODEC, Eduardo Alves Mantovani, que fez um breve relato sobre o nascimento do conselho, iniciado em 2015, quando um grupo de empresários, profissionais liberais e pessoas da sociedade, decidiram se unir por uma mesma causa: buscar entender as maiores deficiências do município, anseios da sociedade e como buscar meios de retomar o crescimento da cidade com qualidade de vida, lazer, geração de renda, emprego e saúde para toda a população. O primeiro passo foi dado pelas Empresas Energisa, Bauminas,  Sicoob Coopemata e Supermercado Morais, apoiados pela Zollern e Cia Industrial Cataguases, que financiaram a contratação da Fundação Dom Cabral em 2016, visando realizar um diagnóstico minucioso para retratar a situação da cidade e através disse estudo, executar levantamentos de projetos e políticas públicas para o município. O resultado produziu um site: Cataguases.net, e a ideia de criar um conselho como o que existe em Maringá/PR, nascia o CODEC, um órgão consultivo e deliberativo, de caráter apartidário, que teve o apoio da atual gestão, através do prefeito Willian Lobo que enviou Projeto de Lei para a Câmara Municipal aprovado por unanimidade pelos vereadores. "A partir de hoje a cidade passa a ter mais um canal que permitirá a população uma participação efetiva e democrática na formulação e implementação de políticas públicas e estruturais. Vamos assim, valorizar essa iniciativa e apoiar o CODEC", ressaltou.









O presidente, Humberto Lanzieri, contou um pouco de sua trajetória e formação em Administração de Empresas pela UFJF onde aprendeu a necessidade de retribuir para a sociedade o que tem recebido e sua atuação a frente da Câmara de Dirigentes lojistas (CDL) de Cataguases. "Agora recebo a oportunidade de produzir o meu melhor fruto como presidente do CODEC", disse. Na oportunidade, o empresário ressaltou que irá buscar como presidente do novo conselho o apartidarismo, eficiência, pluralidade e publicidade. 

"Tivemos um passado de grande pujança econômica, cultural e política, período em que a cidade viveu uma fase de intenso progresso e na qual era chamada de Princesinha da Zona da Mata. Nos posicionávamos orgulhosamente no topo do IDH Estadual mas de algumas décadas para cá, nossa cidade passa por um longo período de estagnação em seu desenvolvimento e vimos que estivemos à margem do que ocorreu no resto do país e em outras cidades do Estado, fato que nos levou a declinar para a 39ª posição, aparentemente a porta foi se fechando para nós", ressaltou o empresário que destacou duas demandas imediatas do CODEC, que será a geração de emprego e renda e a formação dos adolescentes e jovens. Para atingir os objetivos, o presidente deixou claro que o CODEC precisará de recursos financeiros, humanos e materiais e conta com a parceria da Prefeitura de Cataguases, Ministério Público, Câmara de vereadores, FIEMG e demais entidades Estaduais de fomento, deputados, políticos e sociedade. Ele também lançou a campanha "Amigos do CODEC" que visa solicitar, denominar e divulgar a todos que derem seu apoio ao Conselho. 

"Para mim, Cataguases nunca deixou de ser a Princesinha da Zona da Mata, ela apenas adormeceu, é hora de acordar essa bela adormecida. Se puder contar com os amigos, não será difícil! Quero agora plantar a semente da esperança e do engajamento no coração de todos os que aqui estão e que todos sejam multiplicadores desse projeto e lutem comigo pela vitória! Se me derem as armas, lhes trarei os troféus! Peço a Deus sabedoria para presidir o conselho pois com ela todos os projetos serão abençoados e sairemos vencedores dessa batalha, Vamos abrir as portas para o Futuro!", finalizou o presidente.

A exemplo de Eduardo Mantovani, Ricardo Botelho também falou sobre a idealização do conselho.  “Era uma simples ideia que hoje fico muito feliz de vê-la se concretizando. Na Energisa, temos como meta de trabalho estudar, planejar bem antes de executar os planos que a empresa pensa em fazer. Com essa inspiração, idealizamos um estudo para o planejamento estratégico do município, pensando no cliente final que são os habitantes da nossa cidade. Não adianta definir prioridades sozinho. Que Cataguases retome o papel que já desempenhou no passado de cidade progressista, líder de diversos indicadores de qualidade de vida. Que tenhamos sonhos grandes para mudar a realidade da nossa comunidade. ”.

O homenageado do dia, doutor Ivan Müller Botelho, se mostrou emocionado com a homenagem recebida e contou um pouco da história da Energisa e de seus 60 anos à frente do Grupo. Ele também convocou o presidente e vice do CODEC a "levarem adiante a tarefa gratificante de construir uma nova Cataguases". 

"Esses que me agraciaram com essa honrosa e inesquecível homenagem guardarei com todo carinho no meu coração. [...] Agradeço a todos e convido a continuarem trabalhando para o engradecimento da nossa Cataguases", completou.

O prefeito de Cataguases ressaltou seu compromisso em colocar pessoas técnicas em seu secretariado o que já vem resultando em bons frutos, conforme os indicadores que tem recebido mas lamentou a falta dos repasses devidos do Governo de Minas. Ele também destacou a importante ajuda que Cataguases recebeu quando o senador Anastasia era governador e disse que apesar da crise Cataguases continua pagando seus servidores e mantendo as certidões em dia.  "Com a instalação do CODEC nós só temos a ganhar, cada vez mais", disse.

O orador oficial do evento, senador Antônio Anastasia, aplaudiu a iniciativa e citou como exemplo um famoso estudo realizado na Itália pelo Banco Mundial, onde mostrou que o norte desenvolveu mais rápido que o sul devido a participação da sociedade civil enquanto o sul esperava apenas pelo Poder Público. "Sem a participação da Sociedade Civil não há possibilidade de desenvolvimento integrado. imaginarmos aguardar o Poder Público, por mais pujante que seja, por mais recursos que tenha, exatamente realidade oposta a nossa nesse momento no Brasil, mas que o Poder Público sozinho irá orientar, implementar o desenvolvimento, nós estamos apostando no autoritarismo, estamos apostando no despotismo, porque é fundamental a participação da sociedade. É exatamente dentro desse raciocínio, desse viés que nós observamos a atuação agora da sociedade de Cataguases, aliás, não poderia ser em outra cidade, tal bandeira inicial, Cataguases é o berço do modernismo no Brasil e em Minas Gerais, uma das capitais culturais de nosso país, sede do cinema novo feito aqui, uma cidade cuja a arquitetura modernista é aplaudida e reconhecida por todos nós", disse o senador. Anastasia estimulou o prefeito Willian a se aproximar do Conselho cada vez mais e aproveitou a oportunidade para cumprimentar Doutor Ivan e a Energisa pelas homenagens. Entusiasmado, o senador disse estar diante de um grande sucesso que irá repercutir não apenas em Cataguases, mas nas cidades vizinhas e em outros municípios do Brasil. 

"Eu acho que a criação desse conselho é algo a ser aplaudido, assinalado e reconhecido. Vamos acompanhar com uma lupa bem precisa, os avanços e trabalho dos senhores aqui, porque esse sucesso servirá de grande espelho e de grande repercussão, como uma vitrine luzidia, iluminando, não só Cataguases com suas obras arquitetônicas tão belas mas toda nossa Zona da Mata que precisa disso e nosso Estado, para passarmos estes tempos obscuros, tempo de dificuldade, de crise (e devemos ser sempre otimistas) esse exemplo de Cataguases portanto irá nos inspirar", finalizou Anastasia prometendo fazer uma referência no senado sobre o CODEC até o início do ano que vem.

No dia 4 deste mês, foram escolhidos os primeiros conselheiros que farão parte do plenário do órgão. No entanto, o CODEC é um conselho aberto e demais empresas ou entidades que se interessarem podem solicitar sua inclusão. Além do Plenário, também serão implantadas as Câmaras técnicas com outras entidades, onde os projetos serão fomentados e levados para o plenário.  A princípio foram escolhidas oito câmaras técnicas: Educação e Cultura; Saúde e Qualidade de Vida; Transporte, Infraestrutura Urbana e Meio Ambiente; Turismo e Esportes; Gestão Municipal; Segurança Pública; Assistência Social e Trabalho e Empreendedorismo. Para dar suporte técnico e operacional, o presidente escolherá uma Secretaria Executiva composta por Secretário, coordenadoria, diretoria, assessoria e gerência.

Confira abaixo os membros que já compõem o plenário do CODEC:


Conselheiros CODEC

Fonte: CODEC
REPRESENTAÇÃO
EMPRESA/ENTIDADE
CONSELHEIRO
SUPLENTE
Representante CDL
Câmara de Dirigentes Lojistas de Cataguases - CDL
Humberto de Moraes Lanzieri
Dioclecio Mota da Veiga
Representante Faculdades Estabelecidas em Cataguases
Faculdades Integradas de Cataguases - FIC
Andréia Coelho Rezende
Valmir Gonçalves
Representante dos Profissionais Liberais
OAB Subseção Cataguases
Ivan Souza Ramos 
Otávia Pereira Silva Lanziere 
Representante do SINSERPU
SINSERPU
Carlos Silvério da Silva Oliveira
Roseni Morais
Representante da Prefeitura
Prefeitura Municipal de Cataguases
João Paulo Vargas Vairo
José Ângelo Lavorato
Representante dos Sidicatos Patronais
SINDICOMÉRCIO
José Porfiro do Carmo
Antonio Carlos de Souza Lima
Representante da Prefeitura
Prefeitura Municipal de Cataguases
Wagner de Paula Vieira
José Emilton Silva
Representante EMATER
EMATER
Celso Luiz de Oliveira
Francisco Alvim de Souza
Representante Associação Comercial e Industrial de Cataguases 
Associação Comercial e Industrial de Cataguases - ACIC
Ricardo Henrique Castro de Mattos
Anderson Pereira Rodrigues
Representante Associação Comercial e Industrial de Cataguases 
Associação Comercial e Industrial de Cataguases - ACIC
Mário Lucio Abranches de Morais
Alcides Oliveira da Silva
Representante Associação Comercial e Industrial de Cataguases 
Associação Comercial e Industrial de Cataguases - ACIC
Ronaldo William Moreira Valverde
Miriam Machado da Silva
Representante Ligado ao terceiro setor 
Pastoral da Criança
José do Carmo de Paula Silva
Anderson da Silva Moura
Representante Sindicato Rural
Sindicato Rural de Cataguases
Ronaldo do Carmo de Resende
Edson Machado Gomes Pinto
Representante Sindicato dos Trabalhadores 
Sindicato dos Trabalhadores na Industria de Energia Elétrica de Cataguases
Geraldo Magela Belgo
Anderson Vieira de Paula
Representante Ligado ao terceiro setor 
Agencia de Desenvolvimento do Polo Áudio Visual da Zona da Mata
Gleiber César de Oliveira
Djalma Rodrigues Dutra Junior 
Representante dos Veículos de Comunicação de Cataguases
Mídia Mineira
Marcos Gama
Ricardo Ferreira Miranda

Veja mais fotos do evento:







Nenhum comentário :

Postar um comentário