Enviar para imprimir ou salvar PDF

Cobertura Mídia Mineira - Eleições 2018

domingo, 8 de abril de 2018

Combate ao Câncer: o segredo é a prevenção




Dia 8 de abril comemora-se o Dia Mundial de Combate ao Câncer. A data serve para conscientizar a população sobre os cuidados de prevenção da segunda doença que mais mata pessoas em todo o mundo. Neste sentido, equipes do Hospital de Cataguases vem desenvolvendo ações que despertem a consciência da necessidade do diagnóstico preventivo para que as chances de sucesso no tratamento sejam maiores

“A nossa equipe multidisciplinar e a rede de voluntários que se formou através do Núcleo de Oncologia e Atendimento Humanizada – NOAH já vem desenvolvendo um trabalho de conscientização, seja interagindo com a mídia, seja desenvolvendo ações de humanização para os pacientes de forma que sensibilizem também às pessoas da comunidade a participar, a criar o hábito do autoexame (no caso das mulheres na detecção do câncer de mama) e das consultas periódicas”, comentou Gladystow Fonseca, gerente administrativo do Serviço de Oncologia de Cataguases, setor ligado ao Hospital.

Na sexta-feira a equipe de Radiologia do Hospital participou de um treinamento sobre “Detecção de Nódulos na Mama”, ministrada pela radiologista Érika Gome, e acompanhada pelo coordenador do setor, Dejanilton Luiz Correa, e com participação do médico mastologista, Bruno Laporte e Gladystow Fonseca. “Esse é um momento de entrosamento entre as duas pontas importantes do tratamento. Quanto mais próximo à perfeição for a realização do exame, melhor será a elaboração do laudo e maior será a possibilidade do médico prescrever um tratamento mais assertivo”, comentou Dejanilton orgulhoso pelo setor estar se tornando referência em qualidade técnica de imagem.

O NOAH é uma associação que está se formando e tem por objetivo oferecer aos pacientes de câncer que fazem seus tratamentos em Cataguases e em outras cidades, de forma voluntária, um acompanhamento social que facilite a recuperação. Atualmente os integrantes do NOAH realizam suas reuniões no próprio SOC.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer – INCA, as causas para o surgimento do câncer podem ser as mais variadas possíveis, desde motivos externos - como o ambiente, costume ou hábitos que o indivíduo possui - até fatores internos, como características geneticamente predeterminadas.


No Brasil, também é considerada a segunda doença que mais mata, em especial o câncer de pele. O principal objetivo do Dia Mundial do Combate ao Câncer é informar as pessoas sobre a importância de consultar sempre médicos e estar atento à saúde, para evitar o crescimento dessa doença. Os tipos de câncer que mais atacam os brasileiros são: câncer de pele, câncer de próstata, câncer de mama, câncer de cólon e reto, câncer de pulmão e câncer de estômago.

Equipe alinhada com as práticas mais modernas de tratamento

“No dia 28 de março, eu e a Doutora Milena (Ribeiral de Mattos) participamos do encontro promovido pelo Centro de Educação Continuada - CEC Federassantas, ‘Faturamento SUS em Oncologia’, para melhor capacitar as unidades prestadoras deste de serviço a atender ao Sistema Único de Saúde quanto suas demandas burocráticas. E a equipe vai participar entre os dias 17 e 19 de maio do SOBRAFO - 4º Congresso Brasileiro de Farmacêuticos em Oncologia, no Rio de Janeiro. O tema central desta edição do congresso será ‘As Fronteiras da Farmácia em Oncologia: Da Gestão dos Procedimentos às Inovações Tecnológicas’. Nosso intuito é oferecer, cada vez mais, um atendimento de maior qualidade, tanto na parte clínica, administrativa e humanística, para que o resultado do tratamento seja obtido com êxito para o paciente”, afirmou o gerente.

O SOC está localizado na Rua José Gustavo Cohen nº 70 – Vila Tereza, ao lado da Secretaria Municipal de Saúde, e funciona de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 horas, e aos sábados das 7 ao meio dia.


Assessoria de Comunicação do Hospital de Cataguases

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Vagas de Emprego do SINE Cataguases

Vagas de Emprego do SINE Cataguases