Enviar para imprimir ou salvar PDF

quinta-feira, 5 de julho de 2018

1ª Mostra Girarte-Arte em Toda Parte: alunos da Vila Reis e São Vicente visitam Instituto Inhotim





Neste último sábado (30/06), mais de 40 alunos da Escola Municipal Professora Carmelita Guimarães viajaram para Brumadinho-MG, e tiveram a oportunidade de conhecer o Museu do Instituto Inhotim, que possui um dos maiores acervos de arte contemporânea da América Latina. A iniciativa se concretiza como mais um desdobramento da “1ª Mostra Girarte” que ocorreu no final de maio e começo de junho deste ano em meio a Praça Rui Barbosa, e mobilizou toda comunidade escolar e população cataguasense em um evento de grande impacto social, educacional e artístico.

Ao chegarem no Museu Inhotim, os alunos que são oriundos das comunidades do Bairro Vila Reis e São Vicente foram recebidos por profissionais do Programa “Inhotim para Todos” que deram as boas vindas e conversaram rapidamente a respeito do que os alunos entendiam sobre o conceito da palavra “contemporânea”, além de explicar a mistura magnifica que compõe a identidade do Museu, onde podemos ver galerias de arte, obras de renomados artistas a céu aberto e uma grande variedade botânica.

Para o Grupo de Pesquisa Girarte a iniciativa não se concretiza apenas como um meio de entretenimento, mas também divulgar e estimular a visita aos complexos culturais existentes em Minas Gerais, ressaltando e valorizando os mesmos. Viabilizar o acesso ao Instituto Inhotim por parte de pessoas que vivem no interior, gerando através desta visita uma oportunidade que para muitos dos envolvidos poderá ser a única, de entrar em contato com obras e trabalhos que ampliam a visão de mundo, e desenham uma nova perspectiva da construção de arte no mundo contemporâneo. Onde muito além de entretenimento estimulamos reflexões, autoestima e a construção de sonhos que se encontram com a realidade. Foi possível alcançar este resultado real vendo a reação, alegria, euforia, estranhamento, questionamentos... De cada aluno ao ver as diferentes obras espalhadas pelo parque.

Além desta visita o Projeto “1ª Mostra Girarte-Arte em toda Parte” ainda terá mais um desdobramento, visando oportunizar aos discentes destaques da “1ª Mostra”, a chance de vivenciar um dia de trabalho com os artistas do “Grupo de Pesquisa Girarte”. Onde a proposta é permitir que os discentes destaques, possam participar de um “Ensaio Aberto”, onde poderão estar visitando o Centro Cultural Humberto Mauro e entendendo de perto um pouco da rotina de um artista profissional. A “1ª Mostra Girarte-Arte em Toda Parte” tem patrocínio da Bauminas via Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Geriais; Apoio Master da Energisa e Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho; Apoio da Casa de Cultura Simão e Fundação Simão José Silva; Parceria com a Prefeitura Municipal de Cataguases; Patrocínio da Zollern; Realização Grupo de Pesquisa Girarte.


Mais informações sobre o projeto visite www.projetogirarte.com.br












Assessoria de Comunicação Projeto Girarte

Nenhum comentário :

Postar um comentário