segunda-feira, 24 de setembro de 2018

Idoso retirado da rua pela prefeitura morre no hospital após ser atropelado por motocicleta; condutor fugiu do local

A vítima havia comemorado 60 anos no dia 12 de setembro.
Faleceu vítima de atropelamento, na manhã deste domingo (23), um idoso retirado da situação de rua recentemente pela Prefeitura de Cataguases.

Lucelio de Fatima Ferreira dos Santos, 60 anos, ou simplesmente Sr. Lucélio como era conhecido, foi atropelado por uma motocicleta, na sexta-feira (21), por volta das 14h10 na Rua Luiz Pinto da Silva, na Vila Minalda, próximo a Igreja São José Operário. O condutor não prestou socorro à vítima e fugiu do local. Ele foi socorrido e levado para o Hospital de Cataguases em estado grave, com sinais de traumatismo crânio-encefálico (TCE) e não resistiu aos ferimentos vindo a óbito na manhã deste domingo. 

Sr. Lucélio viveu nas ruas de Cataguases por vários anos. Era fácil identificá-lo, pois sofria de um distúrbio psicológico denominado acumulação compulsiva e no local onde se instalava para passar a noite, levava consigo uma grande quantidade de papelão e outros objetos que recolhia nas ruas, além de vários cachorros que ele cuidava. "Foi um grande esforço retirá-lo das ruas. Por várias vezes a Diretora da Proteção Especial, Luísa Franco, tentou convencê-lo em vão e o pior é que as pessoas que passavam pelo local, jogavam a culpa na prefeitura dizendo que a cidade estava suja, mas não identificavam a situação como uma doença. Foi necessário muito amor por parte das servidoras e servidores da prefeitura para integrá-lo novamente à sociedade", revelou uma funcionária que não quis se identificar.

Através de um esforço conjunto que envolveu servidores das secretarias de Desenvolvimento Social, Saúde (por meio do CAPS e Núcleo de Controle de Endemias), Serviços Urbanos e um grupo de voluntários denominados "Anjos da Noite", Sr. Lucélio finalmente conseguiu voltar para sua antiga residência que foi completamente limpa. Seu primeiro dia na nova moradia foi no último 12 de setembro, dia de seu aniversário de 60 anos. Um bolo foi providenciado pelos funcionários da prefeitura em comemoração. Ele agora estava frequentando o CAPS I, parecia um final feliz para um caso entre tantos, mas a felicidade durou apenas 9 dias. Quando retornava para sua residência na Vila Minalda, após atendimento no CAPS ele acabou sendo atropelado.


O ex-morador em situação de rua comemorou seu aniversário no mesmo dia em que voltou a morar em casa.

A Polícia está procurando pistas do condutor da motocicleta que não prestou socorro. Qualquer informação que ajude identificar o autor pode ser repassada de forma anônima para o telefone 190 ou 181 (Disque Denuncia). Câmeras de segurança também serão analisadas.

O velório aconteceu neste domingo e foi acompanhado por servidores da Saúde e da Assistência Social. Foi tentado contato com a família mas sem sucesso.


Os voluntários "Anjos da Noite" limparam a residência do idoso com o apoio da prefeitura de Cataguases.

Servidores da prefeitura comentam

Diversos servidores da prefeitura de Cataguases ficaram transtornados com o acontecido, como o servidor Hércules Brito que postou o seguinte em sua rede social: "Senhor LUCÉLIO. Deus te chamou e finalmente o senhor foi para o descanso eterno. O que nos alegra é saber que antes o senhor resgatou sua dignidade como pessoa. Mas Deus quis o senhor ao seu lado. Vá em paz", comentou.

"É muito difícil a gente conseguir resgatar uma pessoa, trabalhar a sua autoestima a ponto dele voltar para casa depois de tantos anos na rua e depois ver tudo se acabar, mas Deus sabe de todas as coisas", disse Marilza de Fátima Ferreira.

A coordenadora do CAPS, Waldineia Araújo Siervi, lembrou a dedicação dos médicos Dr. Atílio e Dra. Marisia que prestaram total apoio ao paciente e cuidaram de todo tratamento.

Luísa Franco, diretora da Proteção Especial, agradeceu a secretária Mirilane Licazali Caetano e ao prefeito Willian Lobo pelo apoio durante todo trabalho que promoveu a reinserção social do idoso e um final de vida digno.

4 comentários :

  1. Sr. Lucélio. Uma Vitória. Uma alegria. Hoje... uma dor, mesmo com o coração leve por termos juntos feito o Melhor. Cada um no seu papel. Não deu tempo de o Sr. Lucélio sentir-se novamente cidadão . Descanse em paz. E que a justiça dos homens seja feita.

    ResponderExcluir
  2. Dói muito ter perdido Sr. Lucélio quando vimos que ele se reencontrava. As equipes da Prefeitura se uniram por um só motivo: ver Sr. Lucélio feliz. Acredito que cumprimos nossa missão. Cada um no seu papel. Mas como seres humanos precisamos agora ver a justiça ser feita. Não se tira a vida de alguém nunca, principalmente quando ele acabou de reencontrá-la. Abraço Dr. Atílio, Dra. Marisia que juntos à equipe do Caps I,Néia e equipe, a equipe da Assistência Social,Creas, Albergue Noturno, Fiscalização e Vigilância, foram sua familia nesses últimos tempos.Descanse em paz amigo. Nós agradecemos a Deus pela sua passagem em nossas vidas. Você nos ensinou mais do que nunca o quanto somos frágeis e passageiros. Deus o guarde.

    ResponderExcluir
  3. Dói muito ter perdido Sr. Lucélio quando vimos que ele se reencontrava. As equipes da Prefeitura se uniram por um só motivo: ver Sr. Lucélio feliz. Acredito que cumprimos nossa missão. Cada um no seu papel. Mas como seres humanos precisamos agora ver a justiça ser feita. Não se tira a vida de alguém nunca, principalmente quando ele acabou de reencontrá-la. Abraço Dr. Atílio, Dra. Marisia que juntos à equipe do Caps I,Néia e equipe, a equipe da Assistência Social,Creas, Albergue Noturno, Fiscalização e Vigilância, foram sua familia nesses últimos tempos.Descanse em paz amigo. Nós agradecemos a Deus pela sua passagem em nossas vidas. Você nos ensinou mais do que nunca o quanto somos frágeis e passageiros. Deus o guarde.

    ResponderExcluir
  4. Esse é meu tio 😭😭 descanse em paz 😭

    ResponderExcluir