Enviar para imprimir ou salvar PDF

quarta-feira, 7 de novembro de 2018

Energisa adere à XII Semana Nacional da Segurança da População com Energia Elétrica

Ciente da responsabilidade com as comunidades onde atua, a Energisa Minas Gerais mais uma vez aderiu à Semana Nacional da Segurança da População com Energia Elétrica da Abradee — Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica.

Com o slogan ‘É aí que mora o perigo’, a iniciativa tem o objetivo de conscientizar para prevenir, e este ano, chama a atenção para cinco situações do dia a dia das pessoas que têm sido as principais razões dos incidentes e acidentes: construção/manutenção predial; ligações clandestinas; pipa; instalações de antena de TV e poda de árvore. A XII Semana Nacional de Segurança pretende alcançar cerca de 120 milhões de pessoas em todo país, com adesão das 43 empresas associadas à Abradee.

O número total de acidentes entre a população brasileira envolvendo a rede de energia elétrica vem caindo significativamente nos últimos anos. Dados da Abradee revelam que desde que começou a campanha, em 2006, houve uma queda anual de 16% nos acidentes. Neste mesmo período, a média anual de mortes totais também caiu 14%, isto representa que foram evitadas 47 mortes/ano. A menor taxa de incidências revela o resultado das campanhas de conscientização que as distribuidoras têm feito junto à população, com o reforço em ações focais direcionadas às principais causas.


Para marcar o lançamento da campanha, a Energisa Minas Gerais organizou uma força-tarefa, em Cataguases, com mutirões de conscientização nas serralherias e construções civis com distribuição de cartilhas e bate papo conduzido por profissionais preparados para orientá-los para as questões de segurança com a rede elétrica.

Fique por dentro das principais dicas da campanha e evite acidentes:



  • Antena de TV: ao instalar ou consertar antenas, cuidado com a rede elétrica. Escolha um lugar afastado dos fios, observando quando o tempo estiver bom, sem chuva. Caso a antena caia na fiação, nunca tente segurá-la ou recuperá-la. 
  • Poda de árvores: nunca faça poda de árvores que estiverem próximas ou em contato com a redes elétricas. Entre em contanto com a prefeitura de sua cidade e solicite o serviço. A poda de árvores é um serviço que deve ser realizado somente por profissionais preparados e qualificados.
  • Pipas: sempre empine pipas em locais abertos e afastados da rede elétrica. Jamais use fios metálicos ou cerol, e caso a pipa fique presa, não tente resgatá-la. Estas orientações devem ser reforçadas junto às crianças.
  • Construção ou Manutenção Predial: ao construir ou reformar, mantenha uma distância segura da rede elétrica, principalmente ao movimentar materiais metálicos, como barras de ferro e arames. Consulte sempre um profissional capacitado para este tipo de serviço ou a sua distribuidora.
  • Ligação Clandestina (Gato): ligações da rede elétrica, somente pelo eletricista de sua distribuidora de energia. Furtar energia é muito perigoso. Além de ser um crime, provoca acidentes e coloca vidas em risco.

Fonte: Assessoria de Comunicação Energisa

Nenhum comentário :

Postar um comentário