sábado, 2 de fevereiro de 2019

Bauminas emite comunicado sobre barragem em Miraí

A Bauminas Mineração enviou nota para redação do Site Mídia Mineira nesta sexta-feira (1º), sobre a barragem Bom Jardim, localizada em Miraí.

Conforme o comunicado oficial, a barragem foi construída em 2008 e possui garantia de estabilidade confirmada em todos os laudos elaborados desde a sua construção e devidamente protocolizados junto aos órgãos competentes.

O comunicado esclarece também que uma antiga barragem, chamada “São Francisco”, teve seu processo de descomissionamento totalmente concluído, tendo sido cumpridas todas as etapas do esgotamento da barragem e recuperação ambiental, estando portanto extinta.

Confira o comunicado na íntegra abaixo:
A BAUMINAS Mineração vem a público reiterar que sua barragem de rejeitos minerários situada no município de Miraí-MG (Barragem Bom Jardim), possui todos os estudos e laudos exigidos pelas autoridades públicas, que atestam sua devida segurança.
A referida barragem atende na íntegra à PNSB - Política Nacional de Segurança de Barragem, instituída pelo antigo DNPM, hoje ANM - Agência Nacional de Mineração.
A barragem Bom Jardim, única barragem da BAUMINAS Mineração em atividade no país, foi construída em 2008, e desde então é considerada pela Universidade Federal de Viçosa, como barragem modelo para mineração, dotada de vários instrumentos de monitoramento instalados em seu maciço e está com sua com licença de operação válida junto ao Governo do Estado de Minas Gerais, obedecendo sistematicamente às condicionantes de sua licença de operação, garantindo assim suas obrigações legais perante aos órgãos ambientais.
Possui garantia de estabilidade confirmada em todos os laudos elaborados desde a sua construção e devidamente protocolizados junto aos órgãos competentes.
Uma antiga barragem, chamada “São Francisco”, teve seu processo de descomissionamento totalmente concluído, tendo sido cumpridas todas as etapas do esgotamento da barragem e recuperação ambiental, sendo que a referida barragem (“São Francisco”) foi totalmente extinta.
Por fim, a BAUMINAS Mineração lamenta o trágico acontecimento na cidade de Brumadinho/MG e coloca-se a disposição dos órgãos fiscalizadores e dos poderes públicos para prestar outras informações, caso necessário.
BAUMINAS Mineração

Foto: Defesa Civil de Muriaé

Nenhum comentário :

Postar um comentário