quarta-feira, 22 de maio de 2019

CEO do Grupo Energisa é o Industrial do Ano 2019

Ricardo Perez Botelho será agraciado com título no Dia da Indústria

A Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG) celebra amanhã, 23 de maio, na Sala Minas Gerais, em Belo Horizonte, o ‘Dia da Indústria 2019’. A solenidade marca o reconhecimento da entidade a empresários que, com empreendedorismo e visão de futuro, colaboram de forma decisiva para o desenvolvimento de Minas Gerais e do Brasil. O Industrial do Ano 2019 é Ricardo Perez Botelho, presidente do Grupo Energisa. Alysson Paolinelli receberá o título de Construtor do Progresso e Rubens Menin Teixeira de Souza, CEO e chairman da MRV Engenharia, receberá a medalha de Mérito Industrial da Confederação Nacional da Indústria (CNI). Além deles, outros 15 industriais serão homenageados com o Mérito Industrial.

O Dia da Indústria foi instituído pelo presidente Juscelino Kubitschek, em 1957. No mesmo ano, a CNI criou a Medalha do Mérito Industrial. Em Minas Gerais, a comemoração teve início em 1960, na gestão de Fábio de Araújo Motta, presidente da FIEMG à época. Desde 1965, os homenageados com a Medalha do Mérito Industrial são indicados pelos sindicatos empresariais de todo o estado. Essas indicações são examinadas pela Comissão do Mérito, que exige que os candidatos tenham pioneirismo na atuação, além de relevantes serviços prestados à comunidade. Em 1976, a FIEMG instituiu o título de Industrial do Ano.

Botelho se diz honrado em receber a comenda da FIEMG, mas credita parte disso ao papel que a Energisa tem em Minas Gerais, sendo a 4ª maior holding com sede no estado, em Cataguases. O empresário afirma que a Energisa é de controle familiar, privada e capital nacional, e o controlador é o mesmo desde a sua fundação. “Não posso atribuir todo esse sucesso ao meu papel. Neste momento eu ocupo o cargo de presidente”, diz o Industrial do Ano. Veja no vídeo abaixo o depoimento na íntegra do Industrial do Ano 2019.  





Sobre Ricardo Botelho

Ricardo Perez Botelho é formado em Engenharia Eletrônica pela PUC-Rio, possui especialização em Microeletrônica pela Arizona State University e concluiu o programa ‘Harvard Business School President’s Program on Leadership’ (Massachusetts - USA) em 2014. Foi engenheiro eletrônico na CFLCL (1982) e na GTE Communications Products e GTE Laboratories (1983-1987). Também atuou como chefe de equipe de desenvolvimento na Micron Technology (1987-1988), diretor-técnico e industrial da Multitel Microeletrônica (1988-1992), diretor-presidente da Nova América (1992-1997), diretor de desenvolvimento de novos negócios (1997 a 2001) e vice-presidente de operações da Energisa (2001-2014). Desde 2007, é diretor-presidente do Grupo Energisa e vice-presidente do Conselho de Administração do mesmo grupo e de diversas subsidiárias.

Grupo Energisa

O Grupo Energisa é uma empresa de origem mineira, fundada há 114 anos em Cataguases. Hoje se destaca em todo o Brasil como a 5ª maior distribuidora de energia elétrica, dominando 25% do território, com 7,7 milhões de consumidores em 862 municípios. Em Minas Gerais, atende a 66 municípios da Zona da Mata, com aproximadamente 455 mil clientes.

Com a missão de transformar energia em conforto, desenvolvimento e oportunidades de forma sustentável, responsável e ética, a Energisa atua com um portfólio diversificado. Controla 11 distribuidoras, atuando em todas as regiões do país. Vem expandindo seus negócios na área de transmissão, atuando também em geração, serviços para o setor elétrico (Energisa Soluções), serviços especializados de call center (Multi Energisa) e comercialização de energia (Energisa Comercializadora). Recentemente, adquiriu 87% do capital de uma empresa mineira de geração distribuída, que atua principalmente por meio de recurso solar fotovoltaico, mas também de outros recursos renováveis, como biogás, biomassa, eólico e hidrelétrico.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Energisa

Nenhum comentário :

Postar um comentário