sábado, 24 de agosto de 2019

Prefeitura entrega Posto de Saúde em comemoração aos 112 anos do distrito de Sereno


Na noite da última quinta-feira (22), o distrito de Sereno celebrou 112 anos de história e a comunidade local recebeu da Prefeitura de Cataguases, como presente especial, a ampliação do Posto de Saúde de Estratégia da Família. 

O Posto Professora Maria Ruth Sereno dos Santos estava fechado desde maio de 2017 por conta de problemas na rede elétrica do imóvel e, após isso, a necessidade de manutenção foi identificada pela Prefeitura, que investiu cerca de R$250 mil com recursos próprios na recuperação do imóvel. 

Em uma cerimônia com muita música, lazer e apresentações culturais, a reabertura do imóvel reuniu o prefeito Willian, secretários, vereadores e a comunidade local, que voltou a ter os atendimentos de saúde já na sexta-feira após a inauguração.

Para a cuidadora de idosos, Rosa Faustino, 41 anos, moradora de Sereno, a conclusão das obras da nova estrutura física se soma aos excelentes profissionais, que são queridos pela comunidade, e o resultado é um melhor atendimento aos dependentes do Sistema Único de Saúde. “Vai trazer muitas melhorias para a saúde da comunidade e da região, pois a enorme maioria das pessoas daqui dependem desse posto de saúde. Eu e minha família somos muito gratos, pois no local são oferecidos diversos serviços de saúde que nós dependemos. Todos aqui estávamos ansiosos para que as atividades fossem iniciadas, pois a equipe profissional do posto é ótima e agora vemos essa bela estrutura física”, disse.

Com o objetivo de oferecer maior conforto aos usuários e aumentar a quantidade de serviços oferecidos, o Posto de Saúde de Sereno passou por reforma desde outubro de 2017. As obras tiveram como resultado reforma e ampliação da unidade, com substituição das instalações elétricas, criação de depósito de resíduos sólidos, sala de esterilização de material, um consultório, que se soma a outro já existente, mais dois banheiros, perfazendo um total de quatro na unidade, e sala de vacinação. Durante o período em que o imóvel passou por obras de melhorias dentro dos padrões da vigilância sanitária, os atendimentos de saúde estavam sendo feitos na estação do distrito.

A secretária de Saúde, Daniela Coelho, destacou que não é apenas a estrutura física reformada e o corpo técnico que vão auxiliar no atendimento. Novos equipamentos já foram comprados. “A conclusão da obra é muito importante para a nossa rede de saúde, oferecendo os serviços em um ambiente novo, com melhor estrutura e maior humanização. Equipamentos novos já foram adquiridos e a previsão é que cheguem em até 30 dias para auxiliar no atendimento à população. Agradeço à comunidade e digo que a Secretaria de Saúde está à disposição da comunidade”, afirmou.

Com a ampliação e melhor estrutura, o Posto de Saúde de Sereno retomou suas atividades com um maior número de serviços de saúde oferecidos à comunidade. Atendimento médico, puericultura, pré-natal, preventivo, visita domiciliar, curativos, aferição pressão arterial, administração de medicamentos, atendimento de enfermagem, planejamento familiar e fisioterapia domiciliar são os serviços realizados no local. 

posto de saúde também vai contar com atendimentos da equipe do NASF, que possui nutricionista, psicóloga, educador físico e assistente social.

O prefeito Willian comentou a realização de um sonho antigo da população. “Celebramos um dia histórico para Sereno e a região dependente do posto de saúde ao entregarmos o imóvel em condições de atender a população. Esse era um sonho antigo dos moradores, que agora vão poder usufruir de uma estrutura renovada, com uma equipe técnica extremamente qualificada e comprometida com a saúde das pessoas. Agradeço a todos que contribuíram para a conclusão das obras e também àqueles que prestigiaram a inauguração”, finalizou.


O Posto de Saúde de Estratégia da Família de Sereno é responsável pelo atendimento de aproximadamente 2700 pessoas, que inclui as comunidades de Sereninho e Joaquim Vieira, além dos habitantes do local onde está sediado. Atualmente, a equipe de saúde do Posto de Saúde de Sereno conta com um médico, uma enfermeira, uma técnica em enfermagem e três agentes comunitários de saúde. Os atendimentos já acontecem normalmente no endereço Avenida Manoel Inácio Peixoto, sem número – Sereno, entre segunda e sexta-feira de 7h às 16h. O telefone para contato é 3423-3129.

Fonte: Prefeitura de Cataguases

Nenhum comentário :

Postar um comentário