segunda-feira, 7 de outubro de 2019

População elege novos conselheiros tutelares em Cataguases

A eleição foi a que teve maior número de comparecimento de eleitores e registrou uma possível impugnação por transporte ilegal de eleitores

Terminou na tarde deste domingo (6), a eleição para o Conselho Tutelar em Cataguases. Mais de duas mil pessoas compareceram à Escola Estadual Coronel Vieira, na Avenida Astolfo Dutra, no Centro de Cataguases, durante as nove horas em que esteve aberta a votação, de 8 às 17 horas. Esta foi a última etapa para escolha dos conselheiros que atuarão nos anos de 2020 a 2024. Para chegarem à última etapa os candidatos passaram por prova escrita, exame psicológico e tiveram que comprovar experiência em trabalhos com crianças ou adolescentes.

O conselheiro é peça importante na política de proteção do direito da criança e do adolescente no Município. O cargo foi criado pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), sendo composto por cinco membros, responsáveis para zelar pelo cumprimento dos direitos previstos no mesmo Estatuto, e atuam sempre que estes direitos forem ameaçados ou violados.

Um dos candidatos, Pastor Renato Zanini, segundo os fiscais, foi flagrado com transporte irregular de eleitores, o que é proibido. Nossa reportagem conseguiu falar com o pastor que negou o fato. Segundo ele, os fieis da igreja combinaram de ir juntos para votação, sem sua interferência. Perguntado se pretende recorrer caso se confirme a impugnação, o pastor disse que ainda não sabe o que irá fazer. A questão será julgada em reunião do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA), que ainda não tem data marcada.


Da esquerda para direita: Edson Fernandes, Fernanda do Carmo, Rogério Filho, Pastor Renato Zanini, Janaína Pimenta e Evandro Júnior. Foto cedida pelo CMDCA.

Os cinco mais votados que deverão tomar posse em 10 de janeiro de 2020 (Já excluído o Pastor Renato Zanini) são: 

  1. Rogério Filho - 302 votos
  2. Edson Fernandes Reis - 230 votos
  3. Evandro Emanoel Henriques de Mendonça Jr - 214 votos
  4. Janaína Pimenta - 201 votos
  5. Fernanda do Carmo Campos - 144 votos *
Ficaram como suplentes os candidatos:
  1. Eduarda Mello da Costa (Duda Mello) - 131 votos
  2. Maria das Graças (Gracinha) - 126 votos
  3. Sebastião Bento (Bento) - 118 votos
  4. Edlaine Aparecida de Oliveira Cavalcante - 109 votos
  5. Daianna (Vila Reis) - 101 votos
Os outros candidatos votados foram: 
  • Anderson Moura
  • Graziela Barros de Moura
  • André Pimenta
  • Elionay Moraes da Silva
  • Maurício Sampaio Silva Filho (SGT Maurício)
  • Daniely Ramos da Silva
  • Adriana Marinatto
  • Fabiana Cristina Meira Santos
  • Daiana Alves Netto
  • Pastor Renato Zanini - 193 votos (sub judice) *
Os vencedores ainda passarão por um curso sobre a função de conselheiro antes de assumirem. 
OBS: * Em caso de não impugnação do candidato Pastor Renato Zanini, a candidata Fernanda do Carmo Campos passa para 1ª suplente e o Pastor para a quinta colocação. 

Nenhum comentário :

Postar um comentário