segunda-feira, 27 de janeiro de 2020

Zema decreta luto de três dias e confirma situação de emergência em 47 municípios, entre eles Cataguases

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, confirmou a situação de emergência em 47 cidades mineiras, que sofrem com as consequências das chuvas, principalmente os municípios que registraram mortes. Na lista, está Belo Horizonte e cidades da região metropolitana, como Contagem, Betim, Brumadinho, Caeté, Raposas e Nova Lima. (Confira abaixo).

Na prática, isso significa que os municípios ficam dispensados de licitação para tomar medidas para reduzir os impactos das chuvas. Também facilita o recebimento de recursos vindos do governo federal. O prazo de vigência do decreto é de 180 dias. 

Também foi decretado luto de três dias em todo o estado. Conforme o último balanço divulgado pela Defesa Civil, 30 pessoas morreram em Minas Gerais por ocorrências relacionadas às fortes chuvas.

Neste domingo (26), Zema recebeu o ministro de Integração Regional, Gustavo Henrique Rigodanzo Canuto, para discutir as ações desenvolvidas para prevenção e atuação nas áreas de risco em Minas, devido às fortes chuvas que atingem o estado. 

Os dois sobrevoaram Belo Horizonte, região metropolitana e demais municípios mineiros que estão sendo monitorados pelos órgãos de segurança estadual. Foram convidados, também, para participar os prefeitos de Belo Horizonte, Alexandre Kalil; de Betim, Vittorio Medioli; de Contagem, Alex de Freitas, de Ibirité, William Parreira; de Sabará, Wander Borges; e o presidente da Associação Mineira de Municípios, Julvan Lacerda.

Lista com algumas cidades em que foi decretado situação de emergência:

  1. ABRE CAMPO
  2. ALTO CAPARAÓ
  3. ALTO JEQUITIBÁ
  4. BELO HORIZONTE
  5. BETIM
  6. BRUMADINHO
  7. CAETÉ
  8. CAPARAÓ
  9. CARANGOLA
  10. CATAGUASES
  11. CONGONHAS
  12. CONTAGEM
  13. DIVINO
  14. DORES DO TURVO
  15. ERVÁLIA
  16. ESPERA FELIZ
  17. GUIDOVAL
  18. IBIAÍ
  19. IBIRITÉ
  20. LUIS BURGO
  21. MANHUAÇU
  22. MARIANA
  23. MATEUS LEME
  24. MATIPÓ
  25. MONJOLOS
  26. MURIAÉ
  27. NOVA LIMA
  28. ORIZANIA
  29. PATROCÍNIO DE MURIAÉ
  30. PEDRA BONITA
  31. RAPOSOS
  32. RAUL SOARES
  33. RIBEIRÃO DAS NEVES


.
Fonte: 

Nenhum comentário :

Postar um comentário